Os festejos juninos na rede estadual de ensino tiveram que ser adaptados à realidade atual, que exige distanciamento social para conter a proliferação do Coronavírus. Na terça-feira (22), no estacionamento do Centro Estadual de Educação profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, foi realizado o “Drive na roça”, evento marcado pela entrega do material didático aos professores e orientações para o planejamento pedagógico, ao som de músicas juninas e oferta de alimentos típicos aos docentes que passaram no circuito.
Já o Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, levou a alegria contagiante do São João para as Atividades Curriculares Complementares (ACCs), a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A diretora do CEEP Régis Pacheco, Fannie Sampaio, explicou que o “Drive na roça” teve como objetivo promover a integração da equipe docente, seguindo todos os protocolos de segurança, neste período de suspensão das atividades presenciais. “Para este momento, preparamos a entrega de alimentos típicos, bem como preparamos uma ornamentação contextualizada à época festiva. Os docentes passaram neste circuito e receberam as guloseimas e o material didático. Além de atenuar a saudade que o distanciamento proporciona à comunidade escolar, o momento também serviu para o aprimoramento do pedagógico por meio da disponibilização de material didático e documentos norteadores que foram entregues aos docentes”, relatou.
A professora Lilian Teixeira Rebouças, do componente curricular Projeto de Vida, considerou importante a iniciativa do “Drive na roça”, diante do contexto de pandemia. “Além da possibilidade de rever os colegas, a equipe gestora nos proporcionou a entrega de material didático para que possamos aprimorar a nossa prática docente. A comunidade escolar foi mobilizada para este momento, realizado com o distanciamento e a segurança necessários”.
No Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, as Atividades Curriculares Complementares têm sido um espaço de construção e socialização do conhecimento com os diferentes níveis de ensino que a unidade oferece, como explicou a coordenadora pedagógica, Jessica Flaíne dos Santos Costa. “Sendo assim, não podíamos deixar de vivenciar a nossa cultura e tudo o que diz respeito a ela, mesmo de forma virtual, trazendo alegria, brincadeiras, caracterização com o vestuário típico da época, nosso forró e nossas danças e culinária. É possível trabalhar a cultura junina a partir dos olhares diversos das disciplinas das áreas do conhecimento, cada uma com sua contribuição específica, mas trabalhando, também, de forma interdisciplinar-integrada”, revela.
O estudante Victor Gabriel de Souza Silva, 19 anos, 1º e 2º ano da EJA, comentou sobre as ACCs realizadas pelas professoras de Ciências Humanas do Lomanto Junior. “Achei essa aula legal, porque apresentamos a nossa cultura do São João. Falamos sobre as comidas típicas, no exterior e nos estados brasileiros, e sobre os principais santos vinculados ao período junino, bem como as danças. Eu e minha equipe, por exemplo, falamos sobre o xote e fizemos um vídeo dançando”.
A colega Ester Souza, 18 anos, 2º ano, gostou muito da ACC junina, "porque nestes momentos de pandemia temos que manter o distanciamento social e, sendo assim, uma atividade virtual com animação é essencial para amenizar a situação que impede a gente de ter tarefas presenciais”.
Ascom/Secretaria Educação Bahia
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