Cordelista Demis Santana participa nesta terça (22), às 18hs, do programa LiterArt

O cordelista Demis Santana participa nesta terça (22), às 18hs, do programa LiterArt, através do  instagram e youTube.

Ademir Santana Silva é natural da cidade de São Paulo, mas viveu a maior parte da sua vida entre as cidades de Juazeiro e Curaçá, na Bahia. O pseudônimo Demis Santana surgiu em 1982, após uma brincadeira de turma de batizar nomes quando ainda estudava no ensino fundamental. 

A carreira como cordelista iniciou em 1995 e, de lá pra cá, produziu mais de 100 títulos de cordéis, com destaque "A Lei Maria da Penha", "Sertão do Sim e do Não", "Convivência com o Semiárido" e o "Infância Nordestina", publicados artesanalmente pelo cordelista. 

Demis declama cordéis criados naturalmente ou por encomenda. Participou de grandes eventos culturais espalhados pelo Nordeste. Dentre eles, o Festival do Umbu da COOPERCUC, em Uauá (BA) nos anos de 2016, 2017 e 2018, o Projeto Sarau no Bosque (2018) e a Celebração dos 50 anos da Profissão Psicologia no Brasil (2012), realizada em São Paulo.

Além de cordelista, Santana é compositor, ator, mestre de cerimônia em eventos e graduado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Na área da música, fez várias composições com destaque para a música "Chico Rio", "Esperança Azul", gravada com a participação de Fernando Ferreira. E a canção "Tempo de Umbú", interpretada por Gama Júnior. 

Fez parte também dos grupos musicais Arca da Cultura Popular, Arca da Cultura Alagoana, Órfãos do Cangaço, Jogos de Cordel e Os Zezóticos, ambos situados em Maceió-AL. Como ator, participou dos filmes Guerra de Canudos (A guerra dos Cem Anos) e Meteoro O Filme, produções feitas nas cidades de Juazeiro e Canudos, na Bahia.


 

Redação redeGN