A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, esta semana, ao treinamento sobre Precauções de Isolamento e Higienização das Mãos com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
A capacitação, que é voltada aos profissionais ligados diretamente à assistência à saúde, como enfermeiros, maqueiros, médicos e fisioterapeutas, teve início na terça-feira (15) e segue até a próxima semana com o objetivo de alcançar todos os plantões.
O treinamento está sendo feito in loco e abrange precauções de isolamento, precaução padrão para contato, gotículas e aerossóis, além de prevenção de infecções e higienização das mãos. De acordo com a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira, a ação faz parte do programa de educação continuada.
"Fazemos o treinamento admissional com todos os funcionários, mas alguns temas precisam ser revistos periodicamente, já que muitas vezes entramos no automático e deixamos de prestar a atenção nas coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Além disso, temos o nosso cronograma de treinamento mensal e as abordagens são escolhidas de acordo com a demanda do serviço", ressalta.
Para a enfermeira da CCIH, Luma Pollyana, falar sobre prevenção nunca é demais. "A gente precisa reforçar a necessidade de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], dos protocolos, das normas regulativas e sanitárias de tempos em tempos. Prezamos pela segurança do paciente e da nossa equipe também, as duas são igualmente importantes", considera.
"Não só fornecemos os EPIs, como ensinamos a usá-los. Todos os nossos profissionais têm seus equipamentos de proteção garantidos e na UPAE Petrolina não falta nada. Temos todos os insumos, medicamentos, itens de segurança e treinamento contínuo. Então, isso é algo que também nos orgulha e faz a diferença para quem está nessa linha de frente contra a Covid-19", garante a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Ascom UPAE
0 comentários