A Polícia Federal indiciou o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-AL), líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, e seu filho, o deputado Fernando Coelho Filho, por suspeita dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e omissão de prestação de contas.
A delegada do caso afirma em seu relatório final de 300 páginas ter encontrado indícios que demonstram que pai e filho receberam R$ 10,4 milhões das empreiteiras OAS, Barbosa Mello, S/A Paulista e Constremac entre os anos de 2012 e 2014.
Os pagamentos, diz a PF, são vantagens indevidas porque foram “realizadas em contrapartida à execução de obras atreladas ao Ministério da Integração Nacional” no governo de Dilma Rousseff (PT), à época comandado pelo atual líder do governo.
Segundo a PF, o recebimento da propina “ocorreu por um intrincado esquema de movimentação financeira ilícita, como também ocultação de ativos obtidos por meio criminoso, com a crível finalidade de integrar patrimônio adquirido de forma escusa”.
Os investigadores dizem que a empreiteira OAS, por exemplo, fazia pagamentos sistemáticos entre 2012 e 2014 em troca de benefícios para obras, como as da transposição do São Francisco e do Canal do Sertão.
E-mails e mensagens reunidas pela PF também indicam que o senador detinha “efetivamente o poder decisório” sobre uma revendedora de veículos de Petrolina (PE), que recebia valores das empresas dos operadores financeiros do esquema.
Folha Press
11 comentários
08 de Jun / 2021 às 17h59
Nao ê a primeira vêz, vai dar cadeia?
08 de Jun / 2021 às 18h05
Na época do governo do PT( 2012 a 2014).Vixe eita partido q desmoronou o país. Vixe! E ainda vai ter idiota útil que vai citar "Governo do Bozo".
08 de Jun / 2021 às 19h05
ka ka ka ka! quero ver os Comentários dos nossos vizinhos PETROLINENSE
08 de Jun / 2021 às 19h13
Eu já vi lagarta virar borboleta, rato virar morcego, mas a transformação do coelho!!!
08 de Jun / 2021 às 20h34
Só falta o presidente agora mudar a superintendência de PE novamente... igual fez com o RJ.
08 de Jun / 2021 às 21h44
Dentre outras acusações o relatório de investigação da PF aponta para desvios de dinheiro das Obras de Transposição do Rio São Francisco (é bom que se enfatizem isso: RIO SÃO FRANCISCO). E é este senhor, conjuntamente com seu filho, que apoiam a venda do sistema Eletrobrás (a Chesf). Vejam vocês o curriculum de vida deles.
08 de Jun / 2021 às 22h05
Isso ai é desvio de milhões de dinheiro estando dentro do governo Dilma. A Dilma é depois apunhalada por pedalada fiscais, a tiram do poder. Continuam no poder e no governo federal por todos esses anos ainda usufruindo das benesses e das verbas federais. Agora que são acusados; culpam quem? o governo Dilma, lá é que roubavam (roubalheira, e Lula é o ladrão, lógico) arrumam conversinha para se livrar de tudo. Imprensa petrolinense consente; todos riem nervosamente e cantemos o hino nacional envoltos à bandeira nacional. Ouviram do Ipiranga...
08 de Jun / 2021 às 22h27
Lembrando uma declaração do saudoso Eduardo Campos: - "O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, falecido em 2014, disse certa vez, a interlocutores, que os Coelho de Petrolina (PE) são a espécie mais feroz do reino animal. Todos sabem que quando o assunto é poder e política, a família Coelho pode se tornar um grande monstro no que tange a interesses para a base do Clã."
09 de Jun / 2021 às 04h36
"Caberá agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia contra o senador ou se arquiva o caso." Ou seja, caberá ao Presidente da República, que manda na PGR, do senhor Aras, se apresenta ou arquiva o caso. Então, esqueçam, eles próprio vão arquiva o caso. Tá tudo dominado, a corrupção dominou tudo no Brasil. Foi para isso que deram o golpe de 2016.
09 de Jun / 2021 às 09h57
Enquanto isso.......................
11 de Jun / 2021 às 14h19
Vou lhes contar umas história de Petrolina e dos Coêlhos. Juazeiro, todos sabem, não é essa grande coiss. Também todos sabem disso, os polítcos e polítca de Juazeiro são horríveis em termos consolidadados. Vamos disser assim, todos compreendem. Agora Petrolina era mais pobre que Juazeiro, lá nos anos 60, veio a melhorar depois das grandes obras da CHESF, principlamente a de após a barragem de Sobradinho. Foi muito dinheiro. E agora, logo depois que os Coêlhos entraram nas obras do Rio São Francisco, Petrolina passou por um super boom imobiliário, e de riqueza. Fica o pensamento.