Na noite do dia 01 de junho, artistas de diferentes segmentos culturais do município de Sobradinho, a exemplo da área do teatro, musica e dança, além de representantes Ponto de Cultura Gestos e Ações, se reuniram na sede da Associação de Artes Cênicas do município, respeitando às normas de distanciamento social, para analisar o Projeto de Lei 1518/2021, que institui a Política Nacional Aldir Blanc.
Proposta de autoria dos deputados federais Jandira Feghali e Alice Portugal e do deputado Renildo Calheiros, tramita no Congresso Nacional que, sendo sancionado, irá beneficial o setor cultural de todo o país, pois os recursos previstos alcançarão Estados e Municípios que poderão utilizá-los para fomentar a cultura por meio de editais, chamadas públicas, prêmios entre outros tipos de certames.
A proposta prevê ainda subsídios para manutenção de espaços culturais. Edgleide Fonseca, do Grupo Gestos e Ações falou da importância dos artistas e instituições culturais se mobilizarem para buscar apoio dos agentes políticos locais e regionais para que o projeto possa virar lei e beneficiar a classe artística tão prejudicada durante a pandemia que tanto afeta o país.
Todos os presentes foram favoráveis em agendar reunião com o Prefeito Regis Cleivys, o Vice-Prefeito Jarques Canturil e com o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte Patrick de Carvalho.
A união dos artistas fortalece a luta por políticas públicas que garantam à categoria, fazer seus trabalhos com dignidade. Essa é a bandeira que esse grupo de trabalhadores da cultura sempre irá defender de forma coletiva.
Ascom/Grupo Gestos e Ações
0 comentários