Nesta quinta-feira (03), Dia de conscientização contra a obesidade infantil, a Prefeitura de Petrolina alerta à população sobre os hábitos não saudáveis durante o isolamento social que podem trazer sérios riscos para as crianças.
De acordo com a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Ingrid Souza, é preciso adotar alguns cuidados com a rotina alimentar das crianças.
"Nosso atual cenário de isolamento social favoreceu a mudança de hábitos dessa faixa etária, uma vez que as crianças estão passando maior parte do tempo em casa sem rotina. Ter rotina é extremamente importante para os hábitos saudáveis e quando não se tem as crianças passam mais tempo utilizando celular e assistindo televisão sem horário para realizar as refeições. Além disso, tem também o aumento do consumo de alimentos hipercalóricos e com baixo valor nutricional como por exemplo, doces, frituras, sucos industrializados, refrigerante, salgadinho e etc, que favorecem o aumento da gordura corporal", explica.
A obesidade é uma doença crônica que favorece diversas outras patologias como dislipidemia, diabetes, câncer e problemas cardíacos. Por isso é necessário cuidar do hábito alimentar e estilo de vida de sua criança.
"Comece adotando hábitos saudáveis como inserindo na alimentação frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leites e derivados. Para ser cuidador(a) da criança lembre-se que você é o exemplo e precisa ter paciência e estimular esses hábitos na rotina da criança. Evite ofertar alimentos açucarados, gordurosos e frituras. Estimule seus filhos a praticar atividades físicas mesmo dentro de casa. São pequenas atitudes que juntas garantem uma qualidade de vida melhor", ressalta Ingrid Souza.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários