Pernambuco foi o estado brasileiro com maior taxa de desocupação (ou seja, pessoas sem trabalho) no primeiro trimestre de 2021. A informação foi divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (27), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).
O levantamento mostra que Pernambuco aumentou a taxa de desocupação para 21,3% no primeiro trimestre. Em dezembro, esse percentual era de 14,5%.
O resultado é superior à média nacional (14,7%) e a da Região Nordeste (18,6%). Além disso, a taxa deste trimestre é o pior desempenho de Pernambuco desde que o IBGE iniciou os levantamentos, em 2012.
Diante do dado preocupante, o prefeito Miguel Coelho voltou a cobrar um plano para recuperação dos empregos e da economia para os municípios pernambucanos. O gestor alerta que mais preocupante que o percentual alto de desocupação, é a paralisia do Governo do Estado e a falta de liderança para enfrentar o problema socioeconômico dos pernambucanos. "É triste constatar em números o que todo mundo sente na realidade diária. Pernambuco é o estado que menos faz investimento público no Nordeste e o estado brasileiro com maior taxa de desocupação do Brasil. Isso já é muito preocupante, porém, o que mais assusta é saber que não há nada sendo feito para superar esse drama, não se conversa com as lideranças nem com a população, não se apresenta um plano, uma solução. A sensação é de que não temos perspectiva de futuro nesse cenário", relata o gestor de Petrolina e secretário geral da Frente Nacional dos Prefeitos.
Junior Vilela Ascom Miguel Coelho
5 comentários
27 de May / 2021 às 20h49
Falou o cara que faz concurso e não nomeia. Estamos esperando ser nomeado desde 2018 e nada até agora.Se Pernambuco está nesta situação, Miguel Coelho tem sua contribuição para esse cenário.
28 de May / 2021 às 10h21
Você deveria era lamentar teu irmão e teu pai terem se juntado no Congresso Nacional para conspirar contra nossa Democracia, e ter dado apoio político para o impeachment da Dilma Roussefff e depois terem entrado nos governo golpista de Temer, e agora estarem defendendo o genocida Jair Bolsonaro, que levou até agora 450 mil brasileiros à morte e defendem ele (e não os brasilieros) na CPI. Agora quer jogar a culpa do desemprego que vocês próprio causaram para o governo do Estado de Pernambuco, é?
28 de May / 2021 às 10h46
O Brasileiro não se respeita mesmo. Principais responsaveis pelo que vem acontecendo no país, vem publicar propaganda política culpando o governo de Pernambuco pelo desemprego. Eles que são grande culpado por destruir nossa Democracia e nossa Economia. Ou a sociedade reage contra esses políticos ou seremos todos destruídos por eles. Infelizmente poucos tem consciência do que está acontecendo por culpa da imprensa.
28 de May / 2021 às 11h00
Estamos cansados de ser agredido por manipulação dessa publicidade desses políticos. Esse tipo de publicidade política que se permite publicar é uma agressão as pessoas. E ao direito à informação da sociedade. Vocês não bloqueiam comentários do blog, também deveriam bloquear propaganda política mentirosa. Se nao puder. COBREM MUITO CARO. Por usarem o tráfego do blog. E coloquem em cima *PAGO* para pessoas entenderem que é publicidade. O Blog explica: Esta não é uma matéria paga, apenas foi enviada pela assessoria do prefeito que tem o direito de divulgar seus atos, assim como a constituição assegura o seu direito de protestar, desde que o protesto seja sem agressões, ofensas ou acusações que não estejam acompanhadas de provas.
28 de May / 2021 às 17h23
Gostaria de fazer alguns esclarecimentos: atos de prefeito, são atos administrativos. Isso aí acima é publicidade partidária da "campanha de candidato a governo"; vocês estão fazendo publicidade partidária achando que são atos da prefeitua de interesse público e não são. Vocês do blog precisam ler a Lei Lei n. 8.429/1992 para entender os crimes contra administração pública. Usar o assessor para fazer "campanha a governador" é ato de improbidade administrativa: https://www.politize.com.br/improbidade-administrativa-como-afeta-politica-brasileira/