Os moradores de Juazeiro, Bahia, estão se queixando da falta de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 na cidade e do ritmo da vacinação contra Coronavírus. Ouvintes do Programa Geraldo José, transmitido na Rádio Juazeiro Am 1190 e redes sociais, cobraram ao vivo, da Prefeitura de Juazeiro, na tarde desta terça-feira (25), um maior ritmo que possibilite aumentar o número de pessoas vacinadas contra Covid-19.
Moradores também cobram testes da Covid-19 para a população. De acordo com os ouvintes "o número de testes para Covid-19 em Juazeiro é muito pouco, deixa muito a desejar".
"A vacinação estacionou em Juazeiro. E o número de testes para covid-19 é muito pouco em relação, inclusive, a Petrolina", disse uma das ouvintes do Programa Geraldo José. Fabricio Pablo declarou "que foi fazer o teste em Petrolina". O ouvinte argumentou que "em Juazeiro não tem teste para Covid-19".
Juazeiro registrou 58 casos novos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta terça-feira (25).
De acordo com o levantamento, 14.561 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 14.040 já estão recuperados. Os casos descartados somam 25.314. Juazeiro tem 260 casos ativos do novo coronavírus.
Foram realizados desde o início da pandemia 32.978 testes rápidos pela prefeitura e 1.788 pelo Lacen, em Salvador.
Em Petrolina, o boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que foram confirmados 233 novos casos. Dos resultados obtidos, 164 se deram através de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e 69 por exames laboratoriais. Com isso, 26.951 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados é 22.736, isso representa 84,4% do total.
A Secretaria de Saúde não registrou novos óbitos, com isso, permanece em 424 o número de mortes em Petrolina ocasionado pela COVID-19.
Mês passado o governo federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação em que diz que não pode ser responsabilizado pelos atrasos na vacinação contra a Covid-19. O documento da Advocacia-Geral da União (AGU) argumenta que a aplicação é feita por estados e municípios e que a falta de doses é um problema mundial e não apenas do Brasil.
A reportagem da REDEGN solicitou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro informações sobre as acusações de falta de testes para covid-19 e o ritmo lento da vacinação. Aguarda resposta para informar aos leitores.
Redação redeGN Fotos Ney Vital
2 comentários
25 de May / 2021 às 19h15
Estes TESTES realmente não estão FAZENDO ! Vi uma faixa feita de PAPEL no posto de saúde do DOM THOMAS, vizinho do batalhão de polícia,que indica, TESTE RÁPIDO só com RECOMENDAÇÃO MÉDICA! será que os outros postos de saúde estão assim? ASSIM FICA COMPLICADO .
26 de May / 2021 às 06h51
O comportamento de Juazeiro nessa pandemia é semelhante ao do presidente Jair Bolsonaro. Desde o governo de Paulo Bomfim a secretaria só enganando a população. O governo de Suzana está na mesma. Vejam as pesquisas da Facape, elas revelam o quanto Petrolina testa e quanto Juazeiro não testa.