O descarte irregular é uma das principais causas para entupimentos e problemas na rede coletora de esgoto em Juazeiro. Por isso, a prefeitura, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), realiza, cotidianamente, a manutenção preventiva e corretiva desses ramais de esgoto implantados no município, bem como a manutenção das estações de tratamento de esgoto e a realização de novas ligações.
Só para citar alguns exemplos, o óleo que escorre pela pia da cozinha enquanto você lava louça e os fios de cabelo que se acumulam no ralo do banheiro após o banho são dois dos principais vilões das tubulações que formam as redes de coleta de esgoto.
Exemplo disso aconteceu nesta terça-feira (25), na Praça do Índio, no centro da cidade. A rede de esgoto entupiu e extravasou. A equipe do SAAE encontrou uma grande quantidade de gordura, como pode ser vista na imagem em anexo.
Você pode fazer a sua parte para evitar situações como esta. Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário. Nada causa mais estrago a uma rede de esgoto do que a presença de gordura. Depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nos canos. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.
"Você pode adotar iniciativas que previnem o problema. A primeira delas é a instalação e manutenção da caixa de gordura na tubulação que recebe a água da sua pia de cozinha. Mas fique ligado. Só instalar a caixa de gordura não é suficiente. É fundamental realizar a manutenção do equipamento, fazendo uma limpeza a cada seis meses, para que ele continue com um bom funcionamento", alerta Josilene Alixandre, diretora-presidente do SAAE Juazeiro.
Recolhimento de óleo: Em Juazeiro, o SAAE e a empresa Prestlimp entregam certificados a comerciantes e empresários que separam o óleo corretamente e entregam para a empresa encaminhar para as indústrias de biodiesel. Para ser parceiro desta ação, basta ligar para o SAAE no número (74) 3614-9800, pedir para ser direcionado para o setor de Meio Ambiente, cadastrar a sua empresa e começar a juntar o óleo. A Prestlimp vai recolher no local.
: Ascom/SAAE/PMJ
0 comentários