A Bahia avalia fechar cervejarias no estado como medida de combate a um novo crescimento de casos a agravamento da pandemia da Covid-19. A possibilidade foi reconhecida pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (24). Tem sido recorrente a dispersão de aglomerações em festas clandestinas nos fins de semana tanto no interior quanto na capital, e o fato tem preocupado a gestão estadual.
Na avaliação do secretário, a bebida é o grande “vilão”, principalmente a cerveja. Ele acredita que estão entre os maiores responsáveis pelas aglomerações causadas por festas clandestinas. “Ninguém faz um reggae desse aí sem estar movido a cerveja, que é a bebida mais consumida na Bahia”, sinalizou.
Diante disso, Vilas-Boas afirmou “vai chegar o dia que nós teremos que fechar fábricas de cerveja na Bahia”. O secretário fez a afirmação durante entrevista ao Jornal da Manhã, na TV Bahia.
O titular da Sesab reforçou o argumento citando dados divulgados neste fim de semana que mostram que o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi o maior dos últimos seis anos. Foram comercializados 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.
RUI COSTA NEGA
“Isso nunca foi cogitado e não tem cogitação porque não tem eficácia alguma no combate à pandemia. E a cerveja para muitos não é a principal bebida. Para muitos, a cachaça destilada é a principal bebida. Então não há essa hipótese. Não estou cogitando isso”, afirmou Rui.
BN
3 comentários
24 de May / 2021 às 11h23
Já era para ter feito isso há muito tempo. Iria evitar muuuuuuuitas mortes. Eu apoio.
24 de May / 2021 às 14h13
Enquanto algumas famílias estiverem fazendo aglomeração nos seus lares não adianta fechar os comércios, as industrias,a questão é que algumas famílias estão se aglomerando achando porque é família o vírus não vai chegar até eles.
24 de May / 2021 às 15h46
Mas ele não falou isso não. Eu vi a entrevista. Ele falou como exemplo, pq as pessoas não param de se aglomerar pra beber. Aí, "chegaria um tempo que teria que fechar cervejarias...". Mas não falou nada de que há esse plano ou que pelo menos haja análise pra isso. Por isso tá essa confusão, pq a imprensa gosta de criar coisa.