O Exército Brasileiro deverá pedir explicações ao ex-ministro da Saúde e general da ativa Eduardo Pazuello por sua participação em uma manifestação com o presidente Jair Bolsonaro na manhã deste domingo (23) no Rio de Janeiro.
Pazuello, de acordo com fontes das Forças Armadas, não pediu autorização ao Comando do Exército para ir ao ato. A avaliação na força é de que sua participação fere o Regulamento Disciplinar do Exército, que prevê punição caso para quem "manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária".
Ele também poderia se enquadrar em outras transgressões como "desrespeitar, retardar ou prejudicar medidas de cumprimento ou ações de ordem judicial, administrativa ou policial, ou para isso concorrer", "portar-se de maneira inconveniente ou sem compostura"; "frequentar lugares incompatíveis com o decoro da sociedade ou da classe" e "desrespeitar, em público, as convenções sociais".
Um decreto em vigor no Rio estabelece o uso obrigatório de máscara em todos os locais públicos.
O artigo 24 do Regimento prevê seis tipos de punição:
"I - a advertência;
II - o impedimento disciplinar;
III - a repreensão;
IV - a detenção disciplinar;
V - a prisão disciplinar; e
VI - o licenciamento e a exclusão a bem da disciplina."
4 comentários
23 de May / 2021 às 16h40
Já passou da hora de meter em cana esse Pazuello e o Bolsonaro. Em cana sim, por atos contra a saúde pública do país. São 440mil mortes e eles ficam brincando. De querer peitar ameçar o vírus. Isso já passou dos limites da irresponsabilidade, e já está na seara da culpabilidade.
23 de May / 2021 às 17h10
o Brasil está se DERRETENDO com GENTE MORRENDO DE COVID, DE FOME, DESEMPREGO, FALTA DE VACINAS, INFLAÇÃO lá em cima! Fica o COISO e seus SEGUIDORES acéfalos, surdos e mudos não estão nem aí para o GENOCÍDIO ! dizem que a 3° onda pode acontecer com a nova variante da ÍNDIA e este pessoal insensato não tem um pingo de sentimento com o sofrimento dos outros! e olha, muito GADO que tem acompanhado o comportamento do dr. Cloroquina tem se dado MAL! no futuro próximo, esse povo pagará por suas mazelas! estamos chegando a quase 450 mil BRASILEIROS FALECIDOS! POBRE DO NOSSO BRASIL
23 de May / 2021 às 19h45
Esses que tanto criticam o presidente tem feito o que no combate a pandemia? A não ser criticar o presidente, agora bandidos políticos da pior espécie montaram uma CPI circo, com um único propósito, acusar o presidente com mentiras, a parte dele ele fez mandou R$ 790 bilhões para os 26 estados e distrito federal, é só conferir no portal da transparência do governo federal. É muito simples, culpados pelas mortes do covid19, são governadores ladrões que desviaram as verbas, chegaram até a esconder respiradores, canalhas principalmente petistas. Agora falsa CPI quer cercear direito de ir e vir.
24 de May / 2021 às 22h17
Edilberto o presidente como todos os outros políticos só têm uma única preocupação, e ela está em 2022. Todos eles estão pouco se lixando para o povo. E ficam felizes com pessoas como você defendem seja essa raça ruim da direita e da famigerada esquerda. Essa CPI é apenas um circo como todas as outras, como tudo na plítica brasileira e os palhaços sempre seremos nós. Somos nós que vamos para os atendimentos públicos ou ficamos nas filas quandos com nosso dinheiro LULA, Bolsonaro e td raça política vão para os Albert Ainstem da vida ou até mesmo ficam com médicos a tira colo para monitorá-los