Quem nunca teve um celular roubado ou furtado? Encontrar alguém que responda essa pergunta afirmando nunca ter sido vítima dessa prática criminosa, com certeza, é uma tarefa difícil. Só de janeiro a abril deste ano, cerca de 10 mil aparelhos foram roubados ou furtados em toda a Bahia.
O dado foi apresentado nesta terça-feira (11) durante o lançamento do sistema Alerta Celular, serviço criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) para dificultar a revenda de aparelhos oriundos de ações criminosas e facilitar a devolução dos itens subtraídos por bandidos.
De acordo com o major da Policia Militar Rubenilton Andrade, gerente do projeto, aproximadamente 3% do total de aparelhos roubados nesse período foram recuperados pela polícia. No entanto, com a implantação da nova ferramenta, espera-se registrar o aumento do índice. "Em termos de aparelhos recuperados, a nossa expectativa é que tenhamos um aumento expressivo com a implantação dessa ferramenta e atualmente estamos com a média de 3% desse total recuperados pela polícia", explica.
O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado á delegacia, e com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.
A novidade também vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos.
BNews
0 comentários