O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) fundamentou o Projeto Valores, uma iniciativa que visa implementar atividades para o desenvolvimento de valores em educação nas Escolas Cívico-Militares (Ecim). O projeto tem como objetivo desenvolver virtudes nos discentes, por meio de valores éticos preconizados pelo modelo proposto para as Ecim.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) cita em seus artigos a importância dos valores na educação básica, tendo como finalidade, preparar o educando para o exercício da cidadania.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também exerceu importante papel para a fundamentação do Projeto Valores, pois estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, visando assim, sua formação humana e integral. Tendo em vista a necessidade de desenvolver virtudes nos discentes, o Pecim fundamentou o seu projeto educacional em princípios, tradições e valores necessários ao desenvolvimento de atitudes e hábitos saudáveis à vida em sociedade.
O Projeto Valores deverá ser coordenado pela Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica, e contará com a participação de monitores, professores, agentes de ensino e, se possível, também contará com a participação do psicopedagogo, que elaborará o Plano Anual para o projeto. O Plano Anual deverá ser composto de atividades lúdicas, reflexivas e conceituais que contemplem períodos definidos pela escola e os valores a serem desenvolvidos de forma individual e coletiva.
O desenvolvimento do projeto se dará em um horário de aula normal e semanal, e as atividades planejadas na escola devem permitir o envolvimento de todos os profissionais e difundir os valores das Ecim. Todas as etapas do projeto deverão ser elaboradas visando atender ao Projeto Político Pedagógico e ao currículo da escola, tendo a BNCC como referência.
Saiba mais sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
0 comentários