Durante as despedidas do ator e artesão Jose Afonso, conhecido por Minha Pedra e Afonso Conselheiro, um grupo de amigos , nesta sexta (23), prestou homenagem cantando músicas de Luiz Gonzaga durante o velório, em Juazeiro, Bahia. Devido as regras de distanciamento social a solenidade de despedira foi rápida.
Na despedida, apenas amigos e familiares estavam presentes no último adeus ao Afonso Conselheiro. O sanfoneiro e cantor Flávio Baião, homenageou o "amigo gonzagueano", visto que era costume todos os anos Afonso frequentar Exu, Pernambuco durantes a Festa da Saudade, realizada em Agosto e em dezembro data do nascimento do Rei do Baião.
O enterro aconteceu às 10hs no cemitério central de Juazeiro.
Os empresários Itálo Lino, Abilio e Diego Andrade representaram os vários grupos gonzagueanos que sempre foram pautas dos diálagos de Afonso, localizados em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Curaça, Bahia, Uauá , Patumuté, Amigas Gonzagueanas do Crato Ceará, Campina Grande Paraiba.
"Foram muitas as viagens para Exu, terra de Luiz Gonzaga. Nosso amigo irmão descansou. Enfrentava com bravura a doença de diabetes e veio a nos deixar de uma parada cardíaca. Os inúmeros pés de umbuzeiros plantados devido nossa ação social, Plante um Pé de Umbuzeiro é uma das marcas que teve uma vida comprometida com a paz e harmonia da natureza", disse Itálo Lino.
Emociano o radialista Raimundo Fábio avaliou a trajetória de Afonso Conselheiro e sua dedicação a cultura. "Perdemos um incentivador do artesão, da arte e da boa música", finalizou Raimundo.
Redação redeGN Fotos Ney Vital
1 comentário
23 de Apr / 2021 às 13h52
Um artista que só Juazeiro fabricava, arte e reverência se chamava Afonso Conselheiro.