Na próxima sexta-feira (23), a Associação Povos da Mata realizará uma Capacitação em Certificação Orgânica Participativa com representantes da horta comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB) de Juazeiro-BA. O evento realizado em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), acontecerá no espaço aberto da horta orgânica, que fica no bairro João Paulo II, a partir da 14h, obedecendo os protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus.
A Capacitação - Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa será facilitada pelo técnico agrícola da Associação Enisson Rocha Santos. A formação tem como propósito orientar os agricultores e agricultoras da horta urbana e do Centro de Terapias sobre o processo de certificação participativa, o passo a passo para a aquisição do selo e a documentação necessária.
A horta urbana Povo Unido e o Cetegib são empreendimentos atendidos pelo Cesol-SSF, e de acordo com a coordenadora do projeto, Aline Craveiro, a parceria com a Associação Povos da Mata é muito positiva. "Além de agregar valor aos produtos, essa parceria vai facilitar com a certificação, a comercialização nos espaços já existentes e nos circuitos da Rede de Agroecologia Povos da Mata", pontuou a coordenadora do Cesol-SSF.
A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).
Ascom
0 comentários