O consultor Social Robson Rocha, em texto encaminhado à redação da redeGN, avaliou como negativa a posição do município de Petrolina no ranking que avalia o aumento da população de rua nos municípios Pernambucanos.
De acordo com Robson, os dados indicam que, a despeito da propaganda do Governo Municipal, os recursos destinados a cuidar dos menos favorecidos não vem sendo aplicados corretamente: “O mais alarmante dessa situação é que não falta dinheiro para amparar essas pessoas. Em 2020, Petrolina recebeu quase 2 MILHÕES DE REAIS do fundo Nacional da Assistência Social”, criticou.
Confira o texto na íntegra:
“Diferente do que mostra a propaganda da Prefeitura, Petrolina está em segundo lugar no ranking que avalia o aumento da população de rua nos municípios Pernambucanos.
Apresentando um alto índice de crescimento desde 2018, a terra dos impossíveis apresenta um número alto de população em situação de rua e vulnerabilidade social. De acordo com um diagnóstico sobre migrantes, a cidade perde apenas para a o município de Caruaru, segundo números revelados pelo Censo SUAS.
A gestão municipal tem um papel fundamental em dar assistência necessária a essa população, através dos diversos serviços, como por exemplo o Serviço Especializado em Abordagem Social, ofertado pelo CREAS e pelo Centro Pop.
O mais alarmante dessa situação é que não falta dinheiro para amparar essas pessoas. Em 2020, Petrolina recebeu quase 2 MILHÕES DE REAIS do fundo Nacional da Assistência Social. Esse recurso deveria ser investido em acolhimento, alimentos, Centro Pop e Serviço de Abordagem Social, para justamente diminuir o número de pessoas vivendo nessas condições.
No entanto, o que se vê é justamente o oposto: o centro da cidade com muitos moradores de rua, facilmente perceptível em um rápido passeio pela Praça Dom Malan, um dos principais cartões postais da cidade, e na Rodoviária da cidade, só para dar de exemplo.
Infelizmente, a propaganda da Prefeitura veicula um cenário completamente diferente, investindo inclusive em OUTDOORs em Recife, e parece esquecer de cuidar daqueles que estão, literalmente, na sua porta". escreveu.
Robson Rocha - Consultor Social
5 comentários
19 de Apr / 2021 às 23h53
Entre a catedral e o correios...uma imensa Cracolândia de fácil visualização traficantes femininas bem vestidas...vendendo crack para os doentes, pedintes de semáforo...menores
20 de Apr / 2021 às 00h14
Ai de Petrolina se não fosse esta gestão, se dependesse do governo do estado estariamos falidos e mal pagos, ai de Petrolina se o prefeito ainda fosse JL. Graças a Deus não temos o pesadelo do antigo governo municipal e não ficamos só na dependência do gov do estado. Quanto aos moradores de rua, isso é um problema nacional, o fato de ser a segunda cidade é por que aqui atrai muita gente.
20 de Apr / 2021 às 00h18
Cidade q só tem asfalto. Os coelhos só governa p a elite. Gente da periferia acorda. Eles só sabem usar o pobre para o voto.
20 de Apr / 2021 às 14h21
A TERRA DOS IMPOSSÍVEIS VAI MUDAR DE NOME. VAMOS CHAMAR DE A TERRA DOS ILUDIDOS. A POLÍCIA FEDERAL VISITOU A PREFEITURA DE PETROLINA SEMANA PASSADA E HOJE UM ESTUDO MOSTRA QUE PETROLINA É A SEGUNDA EM NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. A VERDADE APARECE. MUITA PROPAGANDA E CAMPANHA ANTECIPADA. O CLÂ DOS COELHOS SÓ ENXERGA OS RICOS. O POVO SOFRENDO NOS BAIRROS, VEJA O CASO DAS INVASÕES NA VILA MARCELA, NOVA DESCOBERTA, JARDIM PETRÓPOLIS, PEDRO RAIMUNDO E POR AI VAI...
20 de Apr / 2021 às 14h37
Quem foi para as manifestações para o impeachment de Dilma Roussef? Lembram-se das passeatas que saiam daqui do centro de Petrolina e encontrava no meio da ponte outros vindo de Juazeiro. Não das manifestações dos 10 centavos mas para a derrubada da Dilma Roussef. Peguem cada um desses moradores de rua e leve de porta em porta de cada uma dessas pessoas, entre nos condomios, nos prédios para aqueles que vivem mais protegidos. Batam na porta, e bote cade um deles para cuidar de um morador desses. É mais que obrigação. E para os políticos que apoiaram esse golpe 10 moradores é o mínimo.