O 13º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte (CE) vai ter a participação do músico Mestreinho na terça-feira (30), às 19hs. Este ano devido a pandemia da Covid-19, que obriga o isolamento social o evento será no youTube, instagram e facebook do institutobrasildedentro.
Mestrinho é de Itabaiana, Sergipe. Com sólida carreira na música brasileira, Mestrinho já dividiu o palco com artistas consagrados como o próprio Dominguinhos, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Geraldo Azevedo, Jorge Aragão, Gabriel O Pensador, Paula Toller, Diogo Nogueira, Elza Soares, Benito di Paula, Zeca Baleiro e Thiago Espirito Santo.
Já virou clichê apresentar o sanfoneiro sergipano Edivaldo Junior Alves de Oliveira, o Mestrinho, como o pupilo ou o discípulo de Dominguinhos (1941 – 2013). Mestrinho é atualmente um dos nomes mais requisitados e talentosos da música brasileira.
Na sua forma original, o Festival começou em 1968, a partir do programa de rádio “Vesperal do Volante”, do radialista Luiz Gonzaga de Freitas, na Rádio Educadora Jaguaribana. Foram realizadas cinco edições do evento, até 1972. Depois de 34 anos, o Festival voltou a acontecer em 2006 por iniciativa do Instituto Brasil de Dentro. O Festival manteve o formato competitivo até sua 9ª edição, quando passou a valorizar a amostragem musical e artística, priorizando seu caráter cultural.
A missão do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é incrementar a cadeia produtiva da música, a formação de plateia, o intercâmbio entre músicos de diferentes regiões e estilos, mostrando a sanfona como protagonista da boa música. O evento já se consagrou no calendário cultural do Ceará, tendo recebido, ao longo das suas edições, nomes como Dominguinhos (PE), Renato Borghetti (RS), Ferragutti (SP), Chambinho do Acordeon (SP), Mahatma Costa (PE), além de atrações internacionais como a alemã Cathrin Pfeifer e o bandoneonista argentino Martín Mirol.
Redação redeGN
0 comentários