A reportagem da REDEGN flagrou em Juazeiro e Petrolina diversas ações que descumprem os decretos dos Governos do Estado da Bahia e Pernambuco e que os moradores devem seguir como o toque de recolher. Pessoas frequentando ilhas, futebol sendo praticado por jovens e até venda de bebidas alcoolicas são algumas das formas que as pessoas não obedecem ao isolamento social.
A foto foi clicada no último domingo (21) na orla de Petrolina. Em Juazeiro é comum os jovens jogaram futebol numa quadra nas proximidades do Posto de Saúde do Novo Encontro. A atividade coletiva, segundo um dos jovens, tem que acontecer pois é impossível "guarda a energia em casa". Nas fotos principalmente jovens jogando futebol na quadra da orla fluvial de Petrolina. Pessoas passeando na orla sem o uso de mascara.
Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua Cavalcanti, quem descumprir o decreto, assinado do na última terça (17), pode sofrer punições, que vão de multa até detenção, de um mês a um ano. As penas estão previstas no artigo 268 do Código Penal: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Nas redes sociais o secretário Antônio de Pádua explicou como tem sido feita, a fiscalização do cumprimento da determinação de quarentena.
Ainda de acordo com Antonio de Pádua, há outros meios para fiscalizar a quarentena e a proibição de realização de eventos, sejam eles particulares ou públicos. Essas atividades não podem reunir mais de 50 pessoas, de acordo com decreto do governo de Pernambuco. A foto foi clicada no último domingo (21) na orla de Petrolina.
Quem descumprir a determinação e promover eventos com mais de 50 pessoas pode também ser autuado, com base no artigo 269 do Código Penal. A Secretaria de Defesa Social (SDS) receberá denúncias, que podem ser feitas por meio do número 190.
"Estamos com equipes das polícias para fazer eventuais autuações que forem necessárias a pessoas que descumprem essa norma. Mas a gente pede que as pessoas fiquem em casa naturalmente e não façam eventos", afirmou o secretário.
3 comentários
23 de Mar / 2021 às 15h02
Praticar esporte, não tem nada de mais. E ao ar livre. Esporte só faz bem. Se fosse errado não teria jogos de futebol.
23 de Mar / 2021 às 17h40
O povo fala de bolsonaro, de lula dos governadores, dos prefeitos, mas o pior culpado somos nós mesmo. Não aguenta ficar com o orifício dentro de casa. E pra cima e pra baixo roncando, bebendo, usando drogas e aumentando o contágio da zorra do vírus. Não tem governo que dê jeito.
23 de Mar / 2021 às 19h35
Nos bairros, principalmente no final de semana é comum reunião para festejar com muita bebedeira.