A recente onda de agravamento da Covid-19 tem exigido empenho de todos os órgãos e unidades de saúde.
Ciente de sua responsabilidade institucional, enquanto referência para os atendimentos de alta complexidade no Vale do São Francisco, o HU-Univasf/Ebserh ampliará o número de leitos de UTI-Covid e dobrará sua capacidade de atendimento de 10 para 20 leitos de internação em tratamento intensivo destinados ao acolhimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
A partir da próxima segunda-feira, 15 de março, a Policlínica do HU passará a dispor de mais 10 leitos de UTI-Covid, um incremento que representa 100% de expansão da capacidade de atendimento da unidade de saúde.
A ampliação é uma resposta contundente da instituição à demanda da população diante do acentuado crescimento da procura por leitos de internação em cuidados intensivos decorrente de complicações da doença.
A viabilização dos 10 leitos de UTI-Covid, atualmente já em operação na Policlínica, assim como a abertura das 10 novas unidades, é resultado de investimentos massivos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, responsável pela gestão do Hospital Universitário. Assim, toda a estrutura, profissionais e materiais necessários para a ampliação serão mantidos pela Ebserh. Desde o início da pandemia, já foram investidos mais de 6 milhões de reais aplicados em diversas áreas como aquisição de equipamentos, garantia de insumos e contratação de equipes.
Para se ter uma ideia, somente em atendimento direto a pacientes infectados pelo novo coronavírus, são quase 200 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras especialidades, além dos profissionais de apoio às operações: higienização, transporte de pacientes, entre outros.
Até o momento, 527 pessoas com Covid já foram atendidas no HU-Univasf (277 na UTI-Covid da Policlínica do HU). A disponibilização de 10 novos leitos representará um aumento significativo na capacidade de atendimento e um importante reforço na saúde pública do Vale do São Francisco no enfrentamento à pandemia. Conforme ressaltou Kátia Regina de Oliveira, Gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf/Ebserh, “mais do que uma estrutura qualificada, os pacientes poderão contar com uma equipe capacitada, com a expertise e o comprometimento necessários para cuidar das pessoas nesse momento delicado”.
Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
0 comentários