O Brasil tem uma das maiores incidências solares do mundo e cada vez mais esse tipo de energia está sendo a opção para diversos Pernambucanos. Recentemente, Petrolina foi classificada como uma das 10 cidades do país, e a primeira de Pernambuco, com maior geração de energia oriunda da fonte solar.
Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar por Município (Absolar) e foram divulgados neste mês de março. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Flávio Guimarães, diversos fatores contribuíram para esse resultado.
“O principal deles é a abundância de raios solares, que garante uma excelente geração fotovoltaica até em pequenos sistemas. Além disso, tem também, a Parceria Pública Privada da Prefeitura na construção de uma usina solar localizada no Distrito de Rajada”, ressaltou.
Outro fator importante é o programa EcoMoney, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, que concede descontos no IPTU aos microgeradores de energia fotovoltaica. “O abatimento é de R$ 0,20 do coeficiente na alíquota do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana, válido por até cinco anos. Para ser habilitado a receber este benefício, o imóvel precisa ter um sistema adquirido junto a uma empresa da cidade, gerando impostos locais”, explicou o secretário.
De acordo com o diretor da Sanpower Energia Solar, Alysson Farias, Petrolina, até o momento, conta com 1.900 sistemas com uma potência instalada de 28,72 MW e uma economia direta de R$ 40 milhões ao ano. “A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza. Além disso, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil e o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional”, pontuou Alysson.
Ascom Prefeitura de Petrolina
3 comentários
12 de Mar / 2021 às 08h22
Eu não sei quem levanta esses números, pois Juazeiro tem uma enorme usina fotovoltáica que é muito maior do que a produção elétrica de Petrolina. No entanto, não aparece nas estatísticas.
12 de Mar / 2021 às 09h57
É bom esclarecer nesta matéria que este ranking leva em consideração a geração de energia solar em unidades prediais, de uso direto, sem contar as centrais de geração (usinas). Pois, aqui em Juazeiro, temos a Atlas Renewable Energy com usina operando com capacidade instalada de 156 MWp, e com implantação de uma expansão que irá mais que dobrar esta capacidade. Temos ainda projetos de outras usinas em fase de implantação, e que apenas uma delas terá capacidade de 1.400 Mw.
12 de Mar / 2021 às 15h10
Caro "De Olho" parece que o senhor não anda muito de olho, ao menos na leitura pude constatar que não, ou então o Bairrismo com Petrolina é tão grande que chega-lhe os olhos, mas terá a oportunidade de retornar ao título da matéria e ler novamente: "Petrolina é a primeira cidade de PERNAMBUCO na produção de energia solar." Juazeiro não faz parte de Pernambuco, por isso Juazeiro não entrou na conta. OK