Apesar do lockdown ser decretado em Juazeiro, o centro da cidade amanheceu movimentado. Por volta de 8h desta segunda-feira (8), diversas pessoas circulavam pelo calçadão, pontos de paradas de ônibus e formavam longas filas nas agências bancárias e casas lotéricas. Também foram flagrados diversos ambulantes circulando nas ruas centrais.
A reportagem da REDEGN fez diversos flagrantes de aglomeração. A maioria das pessoas usava máscaras.
Ontem domingo (7) a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 100%. Com a taxa de ocupação de UTI em 100%, o Governador Rui Costa resolveu decretar lockdown para vinte municípios da região Norte da Bahia, do dia 8 até às 5h do dia 10 de março.
As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.
“A situação exige medidas mais duras, fico muito preocupada com o comércio, porque sei que fechar traz prejuízos grandes para pais de família, gera desemprego. Porém, chegamos ao limite da ocupação de leitos de UTI. Precisamos diminuir esse quadro, estamos fazendo a nossa parte e precisamos da colaboração da população com as medidas preventivas obrigatórias,” frisou Suzana Ramos.
O Decreto Estadual nº 20.289 de 7 de março de 2021 determina o fechamento do comércio não essencial. Nos vinte municípios das microrregiões de Senhor do Bonfim e de Juazeiro, no Norte da Bahia será permitido somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres. São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.
Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres devem funcionar com portas fechadas, sendo permitido apenas o delivery até as 24h. De segunda (8) até às 5h de quarta-feira (10), também ficam suspensas as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. No mesmo período, estarão suspensos os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
A Prefeitura de Juazeiro adotará todas as recomendações estabelecidas no Decreto Estadual. Lembrando que quem descumprir as medidas restritivas neste período poderá ser autuado por crime contra a saúde pública, previsto nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
Redação redeGN Fotos Ney Vital
1 comentário
08 de Mar / 2021 às 16h07
Isso só dá certo na casa da gente ! E depois ? Pode ir prá UTI ! Incubadeira ! Sou Observador : Ando em Juazeiro e os Frequeitadões das Praças e Moradôres de Ruas , Tôdo dia ! Vejos Eles Tôdo Dia , E Não acontece Nada , Não Sinto a Falta de Nenhum , Todo Dia Eles estão no mesmo Lugar ! Vá Ná Praça do Forum , Eles estão Lá ! Vá Ná Praça da Feira Livre , Eles Estão Lá ! Vá na Praça do Alto da Maravilha , eles estão La! Êles São Sêres Humanos , Com Todo Respeito ! Se Tivessem que que Covid-19 , eles eram o Primeiros que pegavam e até Eu tambem, com Todo Respeito ! Sou Contador, Tou em casa!