Patativa do Assaré foi um poeta, compositor, cantor e repentista brasileiro. Foi um dos maiores poetas da cultura brasileira. Patativa retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.
Projetou-se com a música "Triste Partida" em 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.
Antônio Gonçalves da Silva nasceu no município de Assaré, interior do Ceará, a 623 km da capital Fortaleza. Filho dos agricultores Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva, ainda pequeno ficou cego do olho direito. Órfão de pai aos oito anos de idade começou a trabalhar no cultivo da terra.
Antônio Gonçalves da Silva afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos, pois nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou, no interior do Ceará.
Ao completar 85 anos foi homenageado com o LP "Patativa do Assaré - 85 Anos de Poesia" (1994), com participação das duplas de repentistas Ivanildo Vila Nova e Geraldo Amâncio e Otacílio Batista e Oliveira de Panelas. Tido como fenômeno da poesia popular nordestina, com sua versificação límpida sobre temas como o homem sertanejo e a luta pela vida.
Antônio Gonçalves da Silva, sem audição e cego desde o final dos anos 90, morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos, no dia 8 de julho de 2002, em sua casa, em Assaré, Ceará, aos 93 anos.
Nos dias 3, 4 e 5 de março de 2021 será realizada de forma virtual a Festa do Patativa do Assaré em Arte e Cultura 2021, em alusão à vida e à obra de nosso poeta maior, Patativa do Assaré, que completaria 112 anos em 2021. Apresentada pelo Governo Municipal e Secretaria de Cultura de Assaré, juntamente com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará do Ceará (Secult), a festa traz uma programação 100% virtual desenvolvida com muito zelo e respeito, de modo a fortalecer as nossas tradições e culturas, mesmo neste momento de pandemia, que nos exige cuidados e distanciamento.
Será possível acompanhar todas as homenagens feitas ao Poeta, em um conteúdo audiovisual que conta com documentários e apresentações culturais de grande riqueza e diversidade. O evento é realizado em parceria com o Memorial Patativa do Assaré, a TVC, a Seduc de Assaré, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, entre outros, e poderá ser acompanhado nos canais de YouTube da Seduc Assaré e Secult Ceará (https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov/) .
Além das ações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros e cordéis, que celebram a vida e a obra de Patativa apresentadas na Festa do Patativa pela Secult Ceará e de Assaré, seguem abertas as inscrições para as indicações à Comenda Patativa do Assaré 2021, no Mapa Cultural do Ceará , que podem ser feitas através de um formulário online: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1583/.
Instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12 de março de 2018, a Comenda visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas, cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levaram adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Assim como a Comenda Patativa do Assaré 2021, a Festa realizada anualmente neste período é fruto da Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018.
Criada em 2004, em Assaré, a Festa do Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade que acompanharam a trajetória do poeta cearense e criaram um Memorial em sua homenagem. O evento passou em 2017 a ser um evento estruturante da Secult, com uma programação voltada à cultura tradicional popular.
Redação redeGN
0 comentários