A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está realizando para os seus profissionais e colaboradores um treinamento sobre humanização, intitulado de "Acolher bem é preciso".
A ação, que é voltada para todas as categorias profissionais, teve início na segunda-feira (01) e segue até o dia 05 de março (sexta-feira), com encontros de uma hora e meia de duração cada.
O treinamento integra o projeto de universalização das capacitações em serviço e faz parte das ações de acolhimento em saúde mental, oferecido aos profissionais pela Unidade.
"Criamos esse momento para falar, mas também para escutar. Através da demanda que os funcionários trazem do dia a dia e das experiências pessoais podemos melhorar a humanização no atendimento, por exemplo", esclarece a psicóloga Tatiany Torres, que está à frente do treinamento.
"Precisamos entender que trabalhamos com uma via de mão dupla e com pessoas, que possuem sentimentos e também sofrem com os impactos da pandemia, ainda mais estando na linha de frente. Então, a nossa premissa é cuidar de quem cuida", complementa.
De acordo com a Ouvidora da UPAE, Síngryd Lima, a humanização e a empatia em tempos de crise fazem toda a diferença. "Em geral as pessoas já chegam nervosas e exaltadas pela própria situação do adoecimento em si. Então, é preciso que nós profissionais tenhamos um discurso limpo e assertivo, com informações claras e objetivas. Isso por si só já faz toda a diferença", defende.
Mas, para prestar esse atendimento de excelência é preciso de suporte. "É exatamente o que estamos fazendo aqui. Dando ferramentas para que os profissionais ajam com inteligência emocional e sempre se colocando no lugar do outro", exemplifica.
Para cuidar de quem cuida, a UPAE disponibiliza a todos suporte psicológico através de Tatiany, da ONG Todos pela Saúde com a qual mantém parceria, e o Acolhe SES da Secretaria Estadual de Saúde.
Anna Monteiro Ascom UPAE
0 comentários