Basta chover em Juazeiro e Petrolina para que a população que vive na periféria sofrer os maiores danos da falta de infraestrutura. A ausência de obras de drenagem contribue para os alagamentos das ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina. Todo ano a historia é repetida. Os moradores das periférias são os que mais sofrem.
Em contato com a reportagem da RedeGN, o coordenador geral do Conselho Popular de Petrolina (CPP), Rosalvo Antônio, avalia que sem o devido planejamento, a urbanização não for acompanhada de obras estruturais compatíveis com as características naturais e com a velocidade das transformações socioeconômicas o sofrimento das comunidades infelizmente vai continuar nas próximas chuvas e isto é um desafio para a nossa sociedade, em especial para as pessoas de baixa renda.
Confira avaliação na integra de Rosalvo Antonio:
Petrolina, tutelar da alma Pernambucana, terra que o Velho Chico te fez Oasis do meu Sertão.
Com um razoável Sistema de Esgoto Sanitário, em que pese os transtornos, por falta de manutenção e de um trabalho educativo domiciliar visando o uso correto das águas fluviais ou dos esgotos, que ainda é um sonho para milhares de filhos e filhas de Deus, principalmente nos bairros distantes dos condomínios fechados, que ainda é obrigado a conviver com os esgotos escoando a céu aberto em por falta do Sistema de Esgoto Sanitário, pelo e mesmo por falta de manutenção nos lugares que já existe a rede em funcionamento.
Quando chegam as águas Pluviométricas ou de chuvas é um Deus nos acuda, pois a maior cidade do Sertão, cantada e declamada em versos e prosas, ainda está desprovida de um Sistema de Drenagem. A maioria dos bairros periféricos que se encontram a margem das prioridades da administração municipal, sofre a cada chuva por menor que seja, pois sem drenagem urbana, que nada mais é que o gerenciamento das águas da chuva, sem o cumprimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, no tocante a democratização do solo urbano, muitas famílias são obrigadas a morar em lugares inadequado, passível de inundação, causando transtornos para as famílias com pouco ou nenhum poder aquisitivo.
É na periferia onde o solo se torna mais impermeável, pois são anos e anos sem saneamento e os esgotos vão formando um lençol superficial dificultando a infiltração.
Com um Sistema de Abastecimento de Água eficaz evitando o rompimento de redes, além de um Sistema de Esgoto bem planejado e executado seguindo as normas técnicas, complementado com um Sistema de Drenagem poderíamos ter uma cidade melhor e mais segura para seus habitantes.
Tudo isso sem dispensar um Sistema de pavimentação que permita a adequada infiltração de parte das águas em consonância com um sistema de coleta e tratamento adequada de resíduos.
Pelo que nos mostra a história, isso só será possível com muita mobilização social, pois s depender da sensibilidade política dos governantes, vão continuar privilegiando os privilegiados de sempre.
Rosalvo Antonio-coordenador geral do Conselho Popular de Petrolina (CPP)
Em Petrolina a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou (87) 98106-7310. A Ouvidoria Municipal também pode ser acionada pelos números 156 ou (87) 99190-7475. O contato pelos números de celular disponibilizados devem ser feitos por WhatsApp.
Redação redeGN Fotos Ney Vital e Rosalvo Antonio
1 comentário
20 de Feb / 2021 às 09h39
Foram DOZE ANOS do mesmo grupo político no poder e olha aí o resultado. Eu queria que eles explicassem por que disso Esperamos que a atual gestão não repita a dose, porque exemplo na história de Juazeiro de gestor com mais de um mandato e que pouco fez pela cidade TEM DE SOBRA