Chegou ao fim, ontem sexta-feira (29), a edição de 2020 do Campeonato Brasileiro Série B. A bola rolou e encheu os torcedores de emoção ao longo das 38 rodadas. Equilibrado, o torneio nacional conheceu seu campeão e o último dos quatro participantes que conseguiram o acesso à Série A somente na última rodada.
A Chapecoense ficou na primeira posição e levantou a taça, seguido por América-MG, Cuiabá e Juventude (que se garantiu ao vencer o Guarani), que terminaram no G-4 e garantiram o passaporte para disputar o Brasileirão 2021.
A disputa pelo taça da Série B arrancou suspiros do torcedor até o minuto final. Afinal de contas, América-MG e Chapecoense chegaram na última rodada basicamente empatados: em pontos (70), vitórias (19) e saldo de gols (19) – a única diferença entre os dois estava apenas nos gols marcados e sofridos, com leve vantagem favorável ao Coelho, que começou a 38ª rodada na liderança.
Desta forma, bastava ao América-MG conquistar um resultado igual ou melhor que o da Chape para garantir o caneco. E assim estava se encaminhando, com ambas equipes vencendo seus compromissos por 2 a 1 e a vantagem mineira sendo mantida. No entanto, em uma reviravolta de cinema, o time de Chapecó ampliou o marcador no último lance de seu jogo, já na marca dos 52 minutos. O gol salvador de pênalti fez com que a Chapecoense ultrapassasse o Coelho no quesito saldo de gols e confirmasse o primeiro título de Série B de sua história.
No início da 38ª rodada do Brasileirão Série B, três times já haviam conquistado o tão sonhado acesso à elite do futebol brasileiro: América-MG, Chapecoense e Cuiabá – este último pela primeira vez em sua história. A última vaga para competir na Série A em 2021 estava em aberto. Juventude, CSA e Avaí tinham chances matemáticas de conquistar o acesso.
No fim, quem carimbou o último passaporte em direção ao Brasileirão 2021 foi o Juventude. A equipe de Caxias do Sul foi a única entre as três concorrentes a vencer seu compromisso final, superando o time do Guarani fora de casa pelo placar de 1 a 0. Rivais diretos pela vaga, Avaí e CSA não pontuaram o suficiente. O Leão da Ilha perdeu para o campeão América-MG por 2 a 1, enquanto o CSA apenas empatou com o Náutico, em 1 a 1.
Os quatros participantes que não conseguiram se livrar do descenso já haviam sido definidos antes mesmo na disputa da 38ª rodada. Figueirense, Paraná, Botafogo-SP e Oeste-SP sucumbiram e irão disputar a Série C em 2021. Destaque para as equipes de Náutico e Vitória, que também flertaram com a zona de rebaixamento durante a temporada, porém conseguiram se livrar na reta final da competição e garantir suas permanências na Série B.
Rádio Tupi RJ
0 comentários