Em reunião com prefeitos de diferentes capitais e cidades do Brasil, o general e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou o início da vacinação na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro.
A informação foi antecipada pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em publicações feitas no Twitter no fim da manhã desta quinta-feira (14). Segundo o demista, na segunda-feira serão trazidas 2 milhões de doses da Astrazeneca, além das 6 milhões de doses já garantidas da CoronaVac, totalizando 8 milhões de doses no mês de janeiro.
O número, vale lembrar, é insuficiente para garantir uma imunização coletiva.
Com uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e a necessidade de aplicar duas doses da vacina para poder garantir a imunização, as 4 milhões de pessoas que podem ser vacinadas em janeiro representam somente 2% dos brasileiros.
Para fevereiro a meta informada por Pazuello foi de ter outras 30 milhões de doses, suficientes para imunizar no máximo 15 milhões de pessoas, cerca de 7% da população. Ou seja, nos primeiros dois meses não há a expectativa de garantir a vacinação de nem 10% dos 220 milhões de cidadãos do país.
Conforme previsto, o público-alvo inicial será de profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Em seguida, idosos acima de 75 anos. Não haverá prioridade, segundo o prefeito de Florianópolis, para o repasse de doses para as capitais, que receberão proporcionalmente como as outras cidades.
Nas redes sociais a prefeita Suzana Ramos anunciou participação do encontro virtual com o Ministro da Saúde: “Estou em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao lado do secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa tratando sobre os detalhes da vacinação contra a covid-19. Temos certeza que daqui sairão boas notícias para o povo de Juazeiro. Estamos nos preparando para trabalhar junto com o Ministério da Saúde para que essa campanha de imunização salve vidas e assim a pandemia chegue ao fim” expressou a prefeita de Juazeiro (BA).
Da redação
5 comentários
14 de Jan / 2021 às 14h50
Petrolina anunciou que já começa a vacinar, a partir do dia 20. E aqui?
14 de Jan / 2021 às 14h53
Tadinha, tá feito coruja só olhando não entende nada
14 de Jan / 2021 às 15h29
Claudenice lLopes de souza
14 de Jan / 2021 às 15h38
Sou Suzana e Bolsonaro , graças a Deus saiu o Lula livre
15 de Jan / 2021 às 09h27
Juazeirense de coração Desde quando que Suzana apoia Bolsonaro, sendo que ela é de um partido de esquerda, e o plano de governo dela é praticamente igual ao do PT do Paulo Bonfim, é só você comparar lá no site do TSE. Nem na campanha dela houve apoio ao governo do atual presidente. Acorda!