O odontólogo e atual vereador César Durando, o radialista Francisco Fernandes eram dois dos amigos do cantor Genival Lacerda mais próximos, em Petrolina. Sempre que podia era comum Genival Lacerda vir para o sertão e ligar para os dois amigos.
O lugar mais preferido sempre as feiras livres da cidade para saborear a gastronomia sertaneja. "Genival vai permanecer como um dos nossos maiores patrimônios da cultura", diz Cesár Durando.
Francisco Fernandes é citado nas gravações de algumas músicas de Genival Lacerda, conferindo a amizade e carinho que o cantor tinha pelo radialista. "É um momento de dor. Perdemos um amigo que amava Petrolina e o Rio São Francisco", diz Francisco Fernandes.
Recentemente o cantor Genival Lacerda resolveu apostar em uma canção "cheia de modernidades". O cantor gravou o clipe de Me dê seu wifi. Genival contracena com quatro mulheres que representam as redes sociais: Twitter, Instagram, WhatsApp e Facebook.
"Genival Lacerda aos 89 anos era um homem antenado com o futuro e vivia o presente", avalia Cesar Durando.
O cantor, sanfoneiro e compositor Flávio Baião disse que Genival Lacerda representava uma das poucas fontes vivas da música brasileira. "Ele conviveu com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Dominguinhos. Era uma fonte rara de riqueza cultural', avaliou Flávio Baião.
O poeta, cantor e compositor Luiz do Humaytá, em Curaçá, também lamentou a "partida" de Genival Lacerda. "Hoje morreu Genival Lacerda, uma perda insubstituível. Tocamos muito músicas dele nos nossos shows, na época com a Banda Avulso, em Salvador, aliás sinto que uma parte do Forró Avulso se foi junto com ele. Gravamos várias músicas de Genival no primeiro CD", declarou Luiz do Humaytá.
No ano de 2017, a TV Caatinga, WebTV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para a estreia do programa “Sou Forró”, exibiu em parceria com o Canal Futura, O programa Eu sou o forró.
Gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro (BA), o programa “Sou Forró” foi apresentado pelo cantor e compositor Targino Gondim. Cada episódio abordou assuntos relacionados ao tema principal, como as danças, a cadeia produtiva gerada pelo forró e a obra de Luiz Gonzaga.
O programa teve a presença de artistas consagrados do gênero. Genival Lacerda, considerado, na época, o único cantor da geração de Luiz Gonzaga ainda vivo, foi um dos convidados, assim como Maciel Melo, Flávio Leandro, Pinto do Acordeon (este também já falecido), além do pesquisador da cultura popular brasileira Assis Ângelo.
Redação redeGN Foto Arquivo Ney Vital
1 comentário
07 de Jan / 2021 às 22h19
Andar com bolsonaristas multiplicam o risco de pegar coronavírus, dado que eles se negam a pandemia, a ciência, e pior, diminuem os cuidados sanitários e até peitam o vírus não usando máscaras, desafiando a doença. Sim, eles desafiam a doença e negam também. Até tomar vacina não querem. Não estou dizendo que o querido Genival Lacerda era, mas o filho era, sim, e o pai tinha 89 anos, e obeso. Noves fora da grande admiração do nosso querido Genival Lacerda; em Julho ele fez uma live que registrou eternamente os últimos shows; a live é muito bem feita: https://www.youtube.com/watch?v=GoRCJQlLIgk