O setor hoteleiro da Bahia tem retomado contratações de funcionários após demissões por causa da pandemia da Covid-19. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em dezembro de 2020, o número de contratações aumentou em 15%, comparado com novembro.
No geral, o percentual de demissões causadas pela crise financeira do coronavírus foi entre 35 e 40% no setor hoteleiro. A recontratação dos profissionais foi puxada pela taxa de ocupação dos hotéis e pousadas no estado, que teve média de 80% na semana de festejos do ano novo.
No mês de abril do ano passado, a média de ocupação o setor na Bahia ficou em 4%. Em setembro, quando houve uma melhora significativa, os índices chegaram a 40%. Para quem trabalha na área, a recuperação está sendo mais rápida que o esperado e traz esperança para quem foi demitido.
O representante da ABIH, Luciano Lopes, avalia que a volta do crescimento do setor está diretamente ligada com o verão. “A semana do réveillon aponta o anúncio do que vai ser o verão. E a gente teve uma boa semana de réveillon. Isso demonstra, justamente essa recuperação que o setor tem. O nosso setor, que é um setor de serviço, está muito ligado às pessoas. Os colaboradores são a peça chave e fundamental do nosso segmento", disse.
“A gente está sempre buscando trazer essas pessoas que a gente já conhece o histórico, que a gente já conhece o trabalho delas. É um reconhecimento e até um direcionamento interno", avaliou Igor.
Um outro hotel, no bairro de Itapuã, chegou a demitir 75% dos funcionários no início da pandemia. Dos 80 empregados, ficaram 20. Atualmente, com a retomada do setor, já são 70 funcionários. A diretora do estabelecimento diz que a retomada está sendo constante.
“Felizmente, para a hotelaria tem sido uma retomada lenta, bem gradual, mas constante. À medida em que o movimento foi retomando, nós fomos chamando de volta esses funcionários e pudemos retomar as contratações de uma boa parte", ponderou Renata Prosérpio.
G1 Bahia Foto Reprodução TV Bahia
0 comentários