O Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, que a prefeitura está articulando um consórcio entre municípios da Bahia para a compra de doses das vacinas contra a Covid-19. O secretário também explicou sobre ampliação dos atendimentos nos gripários de Salvador e das estratégias para atendimento de pacientes com a Covid-19 na cidade.
"Sábado conversei com o prefeito ACM Neto, e ele teve uma grande ideia de tentar construir um consórcio de municípios para que a gente tenha um volume grande de vacinas a serem compradas, e isso facilite a compra de vacinas por parte dos municípios. ACM Neto já está articulando esse consórcio", disse.
Prates também falou sobre a quantidade de vacinas que o município pretende comprar e a preparação para aplicação das doses.
"Para você ter ideia, a menor quantidade de doses que a Moderna vendeu foi 6 milhões de doses, a nossa ideia, por parte do município é comprar cerca de 600 a 700 mil doses, isso para vacinas que tenham duas doses. E para vacinação que seja de uma dose, como é o caso da Johnson & Johnson, nossa ideia é 390 mil doses. Isso nos permitiria completas as duas fases de vacinação de Salvador que seriam os trabalhadores da saúde e os idosos acima de 60 anos. Salvador está pronta para vacinar. Nós já temos agulhas, seringas, já temos o ‘super freezers’. O ministro Eduardo Pazuello disse que a vacina chega em janeiro, isso acontecendo, ele disse que instantaneamente ele distribui para os estados", explicou.
Com relação ao atendimento de pacientes, o secretário disse que, pelo menos, um gripário será aberto e outro será reativado, em Salvador.
"Já estamos trabalhando para ampliar os gripários, a ideia é construir mais um gripário na UPA de São Cristóvão e reativar, não mais em modelo de gripário, mas uma tenda de sustentação respiratória, com dez leitos, na UPA de Valéria, porém durante o dia tomaremos uma decisão com o prefeito ACM Neto. Ontem a sugestão da equipe seria que essa tenda seria para adulto, mas é possível que ela tenha um perfil mais pediátrico devido esse crescimento de casos com crianças", disse.
G1 Bahia
2 comentários
29 de Dec / 2020 às 13h49
é por aí LEO PRATES! Gostei muito da IDÉIA de todo o estado da Bahia se unir para aquisição DA VACINA CONTRA COVID 19! VALEU
29 de Dec / 2020 às 17h23
Será igual aos respiradores?????