A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) deu início, na última semana, aos treinamentos para reativação do setor Covid-19.
Novos profissionais foram contratados e todos estão passando por um cronograma intenso de atividades, que vão desde o treinamento admissional a questões como informações sobre dietas hospitalares, higienização das mãos, paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o programa Compliance, entre outros.
"Como já temos a experiência da primeira etapa, então miramos bem no foco. Estamos intensificando o que deu certo e melhorando o necessário. Continua sendo um desafio, mas agora podemos dizer que já somos marinheiros de segunda viagem", comenta a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
O cronograma de treinamentos teve início na quarta-feira, dia 09, e continua até que todos os novatos sejam admitidos e estejam aptos a assumirem os seus cargos. "Temos os treinamentos coletivos, pelos quais todos os profissionais passam, e aqueles que são direcionais, como por exemplo para a equipe de assistência, administrativa, de manutenção, apoio e multiprofissional", esclarece a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Andreska Ferreira.
Além dos treinamentos iniciais, todos passarão pelas capacitações ofertadas de forma permanente e em serviço. "Assim que passam a fazer parte do quadro a regra vale para todos. Temos um programa forte de treinamentos que está sendo ampliado e os novatos também serão contemplados", complementa Andreska.
O NEP, Segurança do Trabalho e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) são os principais setores ofertantes, mas nutrição, fisioterapia e enfermagem também estão nessa ponta. "Aqui trabalhamos de forma integrada e buscamos universalizar as informações, de modo que todos os profissionais conheçam o funcionamento, normas e rotinas", ressalta Grazziela.
A UPAE Petrolina reativou neste início de semana (14), os 10 leitos de UTI Covid e 30 leitos de atenção intermediária (enfermaria). A decisão foi tomada pelo Governo do Estado que viu a necessidade de voltar a ampliar a oferta de leitos no sertão do estado.
Vale lembrar que os leitos da UPAE são regulados pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e atendem a Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA).
Anna Monteiro Ascom UPAE
0 comentários