Como noticiamos em primeira mão nas primeiras horas da manhã desta quarta, dia 16, a Policia Federal montou uma operação de prisão, busca e apreensão na região e agora trazemos mais detalhes do ocorrido.
A PF cumpriu nesta manhã quatro mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão em residências, empresas e órgãos públicos de Juazeiro e na cidade vizinha de Petrolina (PE). As ações fazem parte da Operação Efeitos Adversos que apura o envolvimento de empresas de mesmo grupo familiar em fraudes de licitações destinadas à compra de medicamentos.
Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), que atua em parceria com a Polícia Federal (PF), as empresas investigadas se sagravam vencedoras dos certames e promoviam o desvio de recursos de diversos programas federais direcionados à aquisição de medicamentos em Juazeiro. Ainda segundo a CGU, as irregularidades em Juazeiro foram identificadas em 2019. Pelo que se apurou, empresas de um mesmo grupo familiar concorriam entre si nas licitações para compra de remédios, minimizando a competitividade e ofertando produtos com valores acima dos preços de referência para aquisições públicas, o que gerava pagamentos superfaturados.
Ainda segundo a CGU, as empresas firmaram, juntas, contratos com 28 municípios baianos, entre 2013 e 2018. A estimativa é que elas receberam no período cerca de R$ 34 milhões. Desses municípios, três foram objeto de fiscalização da CGU. Também foi constatada a contratação das empresas pela prefeitura de Petrolina (PE), objeto de fiscalização da CGU, em 2017, no âmbito do quarto ciclo do Programa de Fiscalização de Entes Federativos (4º FEF). Cerca de 60 policiais federais e de nove auditores da CGU participam das ações. (Fonte: BN)
Secretaria da Saúde se pronuncia sobre ação da Polícia Federal em Juazeiro
A Secretaria da Saúde informa que na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União estiveram na sede da Secretaria da Saúde (SESAU) e também na Secretaria de Administração (SEAD), com o objetivo de fazer busca e apreensão de documentos referentes à compra de insumos no município no ano de 2013. A ação dos agentes foi acompanhada pelos profissionais das secretarias que auxiliaram com informações e também cederam documentos para análise dos agentes.
A SESAU esclarece que todas as ações no município são feitas de maneira clara e com responsabilidade. Nesta ação, assim como em outras visitas dos agentes, todo o material solicitado foi disponibilizado a fim de ser investigado com transparência.
5 comentários
16 de Dec / 2020 às 13h12
A casa caiu.
16 de Dec / 2020 às 13h15
Parabéns a Polícia Federal e CGU. Que os praticantes de atos ilícitos sejam todos presos. Juazeiro jamais nas mãos deles.
16 de Dec / 2020 às 13h24
Os culpados têm que ser presos. É um absurdo o que eles fizeram em Juazeiro.
16 de Dec / 2020 às 15h11
OS PETRALIAS SUCATEARAM A SAUDE DE JUAZEIRO, FEICHARAM A SANTA CASA, SO BABY É SEMEC , PAULO BONFIM DESATIVOU UMA FARMÁCIA DA FAMÍLIA QUE FUNCIONAVA AO LADO DO CAMELODROMO, DEPOIS DE MUITO TEMPO FEZ A INAUGURAÇÃO DA PRÓPRIA FARMÁCIA QUE JA EXISTIA ,E MUITOS JUAZEIRENSES DESINFORMADO APLAUDIRAM A ENGANACAO DO PREFEITO, ENQUANTO ISSO EM PLENA CRISE QUE O PAÍS ESTA PASSANDO, A EMPRESA DE ADULTOS DE PROPRIEDADE DE FAMÍLIAS DO ISAAC , VENDENDO ADUBO COM PREÇO MENOR DO QUE A FÁBRICA
16 de Dec / 2020 às 18h16
A casa caiu pt, tem que investigar a prefeitura, a Câmara, as empresas que prestam serviços p prefeitura, nesse mato tem coelho, o saae é uma mãe de leite p integrantes da atual gestão, tem pessoas que andavam a pé e moravam de aluguel, hoje andam de hillux e sao proprietário de casas de aluguel, fazer investigação no sindicato dos trabalhadores rurais de Juazeiro, tem pessoa que fazem parte da diretoria , hoje tem grande proprietáriedade de terras na goiabeira ll salitre, expositor de animais de raça,