Após várias reuniões, cobranças e parcerias realizadas com a Prefeitura de Lagoa Grande, PE, para melhorar a captação e a rede de abastecimento de água na cidade, a concessionária Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa), anuncia uma boa notícia em relação ao abastecimento de água.
Em reunião na útlima segunda-feira (07), o prefeito foi informado que já em Fevereiro do ano que vem, será apresentado o projeto da reestruturação total do sistema de abastecimento para eliminar o abastecimento por rodízio na cidade.
A Compesa está cumprindo o cronograma, alinhavado com o prefeito, que teve início em agosto/20. Neste mês termina a segunda etapa com trocas de redes, cadastramento dos moradores áreas: urbana, Vermelhos e Izacolândia. Em outra etapa acontecerá a instalação de hidrômetros, ajustamento nas ligações e melhorias na captação, produção e distribuição. Neste fim de semana, foram sete intervenções realizadas com instalação de mais uma rede de interligação com o bairro Chafariz e Morada Nova. Outra nova rede feita no bairro Cristo Rei, que será interligada a rede Morada Nova.
Para o gerente regional, a empresa tem feito investimentos significativos para atender a comunidade, "A menos que haja alguma situação muito fora do normal, mas nosso planejamento acertado com o prefeito e tratado com a Diretoria geral da Compesa e, os investimentos de melhorias que estamos fazendo, é para acabar com este drama da população no próximo ano. Estamos reordenando todas as redes disponíveis, algumas estão sendo totalmente substituídas, outras tendo aumento do diâmetro para melhorar a capacidade de vazão. Em breve o abastecimento de água em Lagoa Grande será autossuficiente e o sistema de rodízio vai acabar", destacou Marcelo Guimarães.
Vilmar Cappellaro alertou para a preparação das redes para os próximos trinta anos, "Temos uma cidade em pleno desenvolvimento, mais dois novos condomínios sendo regularizadas (cerca de 700 e 330 lotes), novas empresas estão vindo se instalar na cidade, o abastecimento precisa ser confiável, e todas as áreas da cidade precisam ser abastecidas de forma igualitária e com suficiência. Estamos reestruturando o sistema, dimensionando todas as redes e preparando a cidade para os próximos 30 anos", sentenciou o prefeito.
Entenda como é a reestruturação das redes
Estão sendo estruturadas duas grandes áreas de abastecimento integradas ao Sistema Produtor da Adutora de Izacolândia (captação, tratamento e distribuição). Área 01 - Centro, Vasco, DER, Cristo Rei, Agrovila, Alto do Deca e Barro Alto. Área 02 - Morada Nova, Chafariz, Estátua, Alto Grande e Loteamento Bela. Além das melhorias que estão sendo feitas no Distrito de Vermelhos que já tem um sistema independente.
Ascom Lagoa Grande
0 comentários