A Câmara Municipal de Vereadores de Exu, Pernambuco, Terra de Luiz Gonzaga, aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão para Jornalista Ney Vital e ao empresário Italo Lino de Souza. A honraria é concedida às personalidades que contribuíram, de alguma forma, com o progresso socioeconômico, cultural e turístico do município. A proposta foi do vereador Francisco Justino.
Neste mês, dia 13 dezembro é a data de aniversário de Luiz Gonzaga e Dia Nacional do Forró. A Câmara de Vereadores de Exu, cidade natal do mestre da cultura Luiz Gonzaga, rei do baião, concedeu também o titulo ao empresário Marcos Sérgio Ferreira Soares, da cidade de João Câmara, Rio Grande do Norte.
O empresário Italo lino de Souza, nascido em Juazeiro Bahia, emocionado declarou o seu amor a Exu e vida e obra de Luiz Gonzaga. "Lembrei das centenas de viagens para Exu com o meu saudoso pai, Neto Tintas, as conversas debaixo do pé de Juazeiro e as lições para sempre que puder servir com paixão e devoção".
O jornalista Ney Vital, nascido em Areia, Paraíba, disse que é uma honra se tornar filho da terra de Luiz Gonzaga, rei do baião, pernambucano de Exú, terra de bravos. "Terra que nos legou o pioneirismo de mulheres guerreira e libertárias, que foi Bárbara de Alencar, revolucionária de 1817”, ressalta Ney Vital lembrando que aumenta o compromisso sentimental e também das causas sociais visto que a cidade é o berço dessas figuras essenciais para a cultura brasileira.
“O canto universal de Luiz Gonzaga nos acalanta até hoje. Tornou-se um ritmo próprio, marca registrada dos sertões do Brasil de mil faces musicais, e do mundo, claro, que é o espaço maior onde cabe a importância do baião”, finalizou Ney Vital.
A data da entrega do título será marcada para o ano de 2021. Na oportunidade os novos filhos de Exu pretendem realizar um encontro com os gonzagueanos denominado o 'Forró do Cuscuz".
Redação redeGN Foto Arquivo
0 comentários