A Black Friday, marcada para esta sexta-feira (27) está trazendo otimismo aos comerciantes de Petrolina que, por toda cidade, já se preparam para receber os consumidores. Para organizar as filas obedecendo as medidas de prevenção à Covid-19, uma loja que fica na Avenida Guararapes, Centro, ocupou toda a calçada com grades.
O estabelecimento foi notificado nesta pela equipe de fiscalização de posturas da prefeitura, que chama a atenção para a proibição da obstrução do passeio público.
De acordo com o Código de Posturas do município, é proibido impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres. "Quando uma calçada é obstruída, as pessoas precisam andar pelas ruas e disputar espaço com veículos, o que aumenta a possibilidade de ocorrer acidentes e coloca em risco a vida das pessoas", argumenta Giovanni Costa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedurbh).
A recomendação é que as filas sejam formadas ocupando apenas uma parte das calçadas, deixando livre o espaço para o trânsito de pedestres. Também é necessário obedecer o distanciamento de 1,5m recomendado pelo Ministério da Saúde para prevenção do novo coronavírus.
O titular da Sedubh destaca ainda que a fiscalização será intensificada durante o dia de promoções. "Sabemos que nossos comerciantes já estão adaptados ao novo normal, mas é válido reforçar que, apesar da etapa 11 permitir maior flexibilização, ainda exige o uso de máscara, fornecimento de álcool 70, reforço na higienização das superfícies, entre outros cuidados", finaliza Costa.
Ascom Prefeitura de Petrolina
2 comentários
27 de Nov / 2020 às 11h44
Obstrução de calçadas? No bairro da Pedra do Lord em Juazeiro msm é o q mais tem. Kd os órgãos da prefeitura q não fiscalizam a avenida principal e as ruas adjascentes? É lixo acumulado (resto de computadores, impressoras na calçada etc), empresas utilizando as calçadas para execução dos seus serviços...além de atrapalhar as vias, fica feio. E mais: as empresas q fazem isso, será q tem alvará pra funcionar? KD A FISCALIZAÇÃO da prefeitura?
27 de Nov / 2020 às 21h26
Tem um restaurante chamado Gelo e Sal nesse bairro q prolonga o local de colocar mesas e cadeiras no meio fio, pode isso?