A Coelba montou uma operação especial para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico em todo o estado e prevenir eventuais transtornos no fornecimento de energia durante a realização das eleições 2020, neste domingo (15).
Durante todo o processo de votação e apuração a Concessionária trabalhará em regime especial de plantão para atender possíveis emergências. Equipes de prontidão, com cerca de 500 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, ficarão posicionadas estrategicamente até a publicação oficial dos resultados.
O esquema especial vai garantir o atendimento, com agilidade, de qualquer possível ocorrência. Durante o dia de votação, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas para o domingo de votação e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.
A operação especial da Coelba para as Eleições 2020 incluiu também a inspeção de 153.750 km de rede em locais estratégicos e inspecionou todos os circuitos que atendem às centrais de apuração. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Coelba disponibilizou um contato direto com o Centro de Operações para priorizar o acionamento das equipes e garantir a agilidade no atendimento, em caso de interrupção.
Recomendações importantes para os locais de votação:
Tão importante quanto o planejamento realizado pela Coelba para as Eleições 2020 é a revisão das instalações elétricas dos imóveis e equipamentos usados para a votação dos eleitores.
Por isso, a Concessionária recomenda aos responsáveis pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração. Um técnico em eletricidade qualificado e de confiança deve verificar, entre outros aspectos:
• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à Coelba pelo telefone (116);
• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;
• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT;
• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor);
• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.
Ascom Coelba
0 comentários