Cerca de 130 pés de Licuri, localizados em trechos de supressão vegetal, no Conjunto Eólico Campo Largo 2, foram transplantadas para outras áreas do empreendimento. A atividade tem como objetivo preservar os indíviduos da Palmeira, protegida por lei, fonte de renda para as comunidades locais e de alimento para várias espécies da fauna, a exemplo da Arara-azul-de-lear.
De acordo com o gerente de Projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, a atividade de supressão de vegetação requer procedimentos específicos e medidas como o replantio são aplicadas a fim de diminuir os impactos da flora nativa durante o processo.
“Inicialmente, os biólogos fizeram uma varredura nas áreas utilizando GPS para georeferenciar e marcaram todos os indivíduos. Com uma analise técnica, identificaram quais deles tinham condições de serem transplantados e definiram a melhor estratégia para implementar as técnicas de proteção”, destacou Pasquali.
O trabalho de transplante acontece,em especial, com as espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas ou aquelas com corte protegido por lei e envolve vários cuidados que vão além da mera mudança de local.
“Não basta transplantar, é preciso cuidar. Nossas equipes de meio ambiente acompanham de perto o trabalho, que inclui poda, orientações de manejo, adubação, irrigação, monitoramento da umidade após o transplante, até cada indivíduo dar sinais que está adaptado no novo local”, destacou Pasquali, informando ainda que todas as plantas relocadas nesta fase do empreendimento se desenvolveram bem, após o processo.
Mesmo com todos os esforços, nem todas as árvores adultas podem ser tranplantadas e, nesse caso, existe a compensação determinada por lei. “Para esta espécie é de, no mínimo, 15 mudas para cada árvore cortada. Mas nossa estimativa é ir bem além da meta necessária e, até o final do projeto, plantarmos cerca 12 mil mudas de Licuri no Conjunto Eólico”, finalizou Pasquali.
Durante toda a fase de implantação do Conjunto Eólico, a ENGIE manterá um viveiro florestal, com as mudas de Licuri e de cerca de outras 75 espécies de árvores, que serão plantadas nas áreas suprimidas do empreedimento.
Ascom Engie Brasil
1 comentário
12 de Nov / 2020 às 20h23
olá boa noite... gostei da materia e gostaria contactar esse pessoal. Se puder 74 988072288