A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite, multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente e estratégia de vacinação indiscriminada contra o sarampo, foi prorrogada até o dia 30/11.
A campanha de vacinação contra a poliomielite iniciada dia 05 de outubro e que tem como público alvo crianças de um ano a menor de cinco anos só atingiu a cobertura vacinal de 42,79% até o momento, sendo que a meta é imunizar 95% do público. NA Bahia, 11 municípios ainda não atingiram o total de doses da vacina oral da poliomielite. “É importante informar que todas as crianças que já tenham recebido as três doses da VIP - Vacina Inativa da Poliomielite, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP - Vacina Oral Poliomielite”, explicou o diretor de vigilância em saúde, Klynger Farias.
A multivacinação também terá continuidade, pois é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. “Desta forma podemos diminui a incidência das doenças imunopreveníveis e melhorar a cobertura vacinal”, disse Klynger, explicando também a importância da estratégia de vacinação indiscriminada contra o sarampo para a faixa etária de 20 a 49 anos, diante do cenário epidemiológico no Brasil.
As Unidades de Saúde estão tomando todas as medidas de segurança contra a pandemia do coronavírus, como a distribuição e exigência do uso de máscaras, álcool em gel/ álcool 70 e distanciamento social (atendendo um número reduzido de pessoas por vez).
Lene Radina/Ascom PMJ
0 comentários