Com previsão de liberação de 2.600 m³/s a partir de amanhã(4), o volume de águas do Rio São Francisco, abaixo da barragem de Sobradinho, deve alcançar patamares muito alto nos próximos dias, trazendo desconforto e algum tipo de prejuízo para famílias ribeirinhas, comerciantes de balneários e ilhas ao longo do rio, além de se tornar o rio ainda mais perigoso para banhistas.
De acordo com a Chesf, esse é o maior volume já liberado nos últimos 7 anos. Desde sexta-feira (30) a vazão começou a aumentar na barragem de Sobradinho, passando inicialmente para 1.100 m³/s, subindo gradualmente até atingir 2.600 m³/s nesta quarta-feira (4). De acordo com a Chesf a medida visa atender necessidade do Sistema Interligado Nacional – SIN.
Com a nova vazão é possível que muitas áreas usadas por ribeirinhos para plantações de vazante e balneários, a exemplo do Rodeadouro, em Juazeiro, tenham grande parte das suas áreas de areia tomadas pelas águas do Velho Chico.
A área de banho na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, também deve ficar bem restrita e perigosa para banhistas que não tenham uma boa experiência de nado em águas de forte correnteza.
Da redação redeGN
0 comentários