Durante o mês de outubro a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará testagem em massa no município com o objetivo de rastrear e prevenir a propagação da COVID-19 num momento de intensas aglomerações na cidade. A ação terá início nesta terça-feira (06) no Mercado do Produtor e também chegará aos postos de saúde das zonas urbana e rural.
Com a reabertura das principais atividades econômicas houve uma queda brusca do índice de isolamento social em todo o Brasil e em Juazeiro não foi diferente, justificando outra ação de rastreamento para identificar pessoas portadoras do SARS-CoV-2 as quais, portanto, apresentam potencial de transmissão ativa e continuada do vírus para todos os outros frequentadores dos locais por onde circulam.
De acordo com a secretária Fabíola Ribeiro, esse reconhecimento permite a adoção de medidas restritivas como o afastamento do cidadão para isolamento rigoroso e, com isso, a interrupção da cadeia transmissora.
“Esse rastreamento e monitoramento nos locais propícios à ocorrência de novas infecções são de suma importância para controle da doença. Queremos evitar o risco de um novo pico como ocorreu em julho, quando tivemos muitos casos diários confirmados e índice alto da ocupação de leitos. Estamos num momento de tranquilidade no que diz respeito a vagas de leitos hospitalares e é justamente por isso que essa estratégia da testagem em massa se faz importante, pois nos permitirá adotar as medidas que nos ajudarão a frear o agravamento da pandemia. Dessa forma, pretendemos manter a atual situação de estabilidade”, ressaltou a secretária municipal da Saúde.
A testagem atingirá pessoas dos dois grupos, sintomáticos e assintomáticos. Será utilizado o teste rápido de anticorpos totais (IgG/IgM). Em qualquer uma das situações o cidadão com teste positivo será notificado, encaminhado para isolamento e, a depender do quadro de saúde, conduzido para hospital ou enfermaria de baixa complexidade onde receberá a assistência médica e iniciará o tratamento.
“O rastreamento da COVID-19 baseado somente na presença de sintomas é inadequado e, por isso, a identificação precoce de pessoas assintomáticas, combinada às ações estratégicas preventivas que vêm sendo realizadas em Juazeiro, pode reduzir a disseminação do vírus”, informa a assessora técnica da SESAU, Ianni Almeida.
Por tratar-se de um local de intensa movimentação de pessoas, inclusive com algumas delas oriundas de outras cidades, a ação de testagem em massa terá início no Mercado do Produtor (Ceasa) nesta terça-feira das 07h às 12h, e se estenderá até sexta-feira, dia 09. E na semana de 13 a 16, a ação acontecerá nos pontos de referência nos bairros e distritos a serem divulgados.
Luiz Hélio/SESAU
3 comentários
05 de Oct / 2020 às 22h25
Espero que funcione essa testagem em massa, pois um amigo testou positivo hj 05/10. um dos seus irmãos que mora na mesma residência procurou um posto de saúde na intensão de fazer o teste e lá foi informado que não poderia fazer pq não apresentava sintomas.
06 de Oct / 2020 às 08h44
Muito estranho essa testagem em massa agora na época de campanha, o prefeito a meses não testava, porque sabia que os números do covid atrapalhariam seu pleito de reeleição, vendo que agora em Outubro, não conta com o apoio da população, e só dos funcionários da prefeitura, onde muitos são forçados a irem, vão começar a testagem em massa para subir o número de casos e dizer que é por conta das passeatas dos candidatos da oposição. Governo autoritário, mais uma vez usando da máquina pública para tentar se reeleger, mas a pesquisa já saiu, e juazeiro quer SUZANA!!!
06 de Oct / 2020 às 16h05
Conversa para boi dormir. Alguns Profissionais da área de saúde só foram testados apenas uma vez e com teste rápido até hj.