Não sei se você sabe, mas São Francisco era o patrono da antiga Companhia de Navegação do Vale do São Francisco. Quando a Companhia foi extinta essa imagem foi levada para a Ilha do fogo e os antigos Funcionários da Companhia de Navegação foram a imprensa até que conseguiram que o Coronel do Exército fizesse a doação da Imagem para a Igreja Matriz de Santo Antônio.
Desde então, a nossa Paróquia é a guardiã dessa imagem devocional, histórica e que faz parte da História da Navegação do Vale do São Francisco.
Este ano celebramos 10 anos que a Imagem chegou em nossa Paróquia. Portanto, gostaria de convidar o seu blog, se possível para fazer uma matéria sobre São Francisco e a Antiga companhia de Navegação do Vale do São Francisco.
Neste domingo, dia 04 de outubro, às 16 horas, na Igreja Matriz de Santo Antônio vamos celebrar a sua Festa com os antigos Funcionários da Franave que ainda estão vivos, o pessoal do bairro Country Clube, pois São Francisco é padroeiro de lá e também teremos a presença do Capitão da Marinha e alguns Marinheiros representado a Marinha.
Sou leitor assíduo do seu blog e também gosto de ouvir muito o seu programa e sei que é um dos blogs mais lindos em nossa Região Franciscana.
Como te disse, este ano a nossa festa terá apenas 40% da capacidade de fiéis que nossa Igreja Matriz de Santo Antônio cabe.
No período de 01 a 03 aconteceu o Tríduo de São Francisco e a programação culminará com a festa de logo mais às 16h.
Padre Isael Brito da Paróquia Santo Antônio (Bairro Santo Antônio)
HISTORICO DA IMAGEM DE SÃO FRANCISCO
Segundo relatos de antigos funcionários da FRANAVE, a imagem de São Francisco foi doada por um antigo funcionário da antiga Viação Baiana do São Francisco, no ano de 1943. Desde então os funcionários da FRANAVE, juntamente com a comunidade do bairro Santo Antônio, festejavam o dia 4 de outubro, com a novena, missa festiva e procissão pelas ruas do bairro.
Quando a FRANAVE foi extinta, todos equipamentos foram vendidos ou foram para Pirapora-MG. Conforme relato de ex-funcionário Sr. José Vidal, a imagem de São Francisco, não constava como patrimônio da FRANAVE. Por isso a imagem ficou em Juazeiro da Bahia. Diante dessa revelação do Sr. José Vidal, ex-funcionários e filhos. Solicitaram que a imagem de São Francisco fosse para a igreja de Santo Antônio.
Quando tomamos conhecimento que a imagem de São Francisco estava no estaleiro da ilha do fogo. Fomos imediatamente a Ilha do Fogo e verificamos que a imagem se encontrava lá, porém sob a guarda do exército.
A partir desse momento, conversamos com o Padre Gilvan Régio da Paroquia Santo Antônio, que imediatamente entrou em contato com o comandante do exército solicitando a imagem.
Juazeiro-BA, 13 de dezembro de 2009.
Judite Silva de Oliveira
Comunidade de Santo Antônio
Padre Isael Brito da Paróquia Santo Antônio (Bairro Santo Antônio)
0 comentários