O Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro encaminhou solicitação a Justiça Eleitoral para proibir aglomerações durante a campanha eleitoral. Segundo a nota "os atos estão "promovendo flagrantes aglomerações e acentuando de maneira elevada o risco de uma segunda onda de pico do COVID-19no município".
CONFIRA NOTA PÚBLICA:
O conselho Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o seu caráter de órgão fiscalizador e deliberativo da saúde pública deste município, vem tornar pública a sua manifestação sobre o atual cenário de campanha política que está em concomitância com a atual pandemia. Visando garantir a segurança da saúde pública do nosso município, encaminhamos ao juiz eleitoral da 48ª zona, Senhor Cristiano Queiroz Vasconcelos, a solicitação de suspensão de eventos caracterizados elo acúmulo de pessoas, como: caminhadas e comícios.
Segue: Ao Excelentíssimo SenhorMDoutor Cristiano Queiroz VasconcelosMJuiz Eleitoral da 48ª Zona de Juazeiro-Ba.
A Excelentíssima Senhora Doutora KEYLA CUNEGUNDES FERNANDES MENEZES BRITO
Juiza Eleitoral da 47ª Zona de Juazeiro-Ba
Senhor Juiz,
Senhora juíza,
E razão do momento eleitoral, este Conselho Municipal de Saúde manifesta extrema preocupação com os atos de campanha que têm sido realizados em nossa cidade, promovendo flagrantes aglomerações e acentuando de maneira elevada o risco de uma segunda onda de pico do COVID-19no município.
Por esta razão, solicitamos a justiça eleitoral o estabelecimento de normas mais rigorosas no sentido de garantir a não realização de eventos caracterizados pelo acúmulo de pessoas. Até o momento, as normas expedidas têm diretrizes de caráter “orientador” o que, para este Conselho, trata-se de algo insuficiente diante dos riscos à saúde pública.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
Av. Adolfo Viana, 01, Centro, Shopping Águas Center
CEP: 48.903-580 Juazeiro –Ba
Tel: 3612-6550
Sugerimos, portanto, que haja a determinação da suspensão imediata de realização de caminhadas e comícios,
tendo em vista que esses eventos têm por natureza, a promoção de aglomerações de pessoas.
Atenciosamente,
Maria Bernadete C. de Albuquerque Rocha Roque Marques Carneiro - Presidente Interina do Conselho Municipal de Saúde Secretário de Mesa do Conselho Municipal de Saúde
Ascom CMS
5 comentários
01 de Oct / 2020 às 12h45
Concordo com a nota do Conselho Municipal de Saude, ñ vejo necessidade de caminhada com essas aglomerações, jogue duro conselho e Srs. Juízes.
01 de Oct / 2020 às 13h29
Srs leitores do conceituado, e, em especial, os munícipes desta cosmopolita, outrora já foi terra feliz. Concordo com o Conselho Municipal de saúde, mas, utilizando do espaço democrático, primeiro, eu, particularmente, entendo que o STE, deveria expressar no bojo das mudanças feitas sobre pleito, impedir caminhadas ,carreatas e afins, que efetivamente, sem esses impedimentos, difícil, segurar pessoas. Afim, sugiro a entidade, a sugerir a gestão do município, e que é mais fácil, fazer decreto, proibindo eventos, e, disciplinando horário fechamento de bares e restaurantes, que no da Orla II, ..
01 de Oct / 2020 às 13h44
Fim mês de julho ou agosto, o 3° prefeito da cidade, foi visto lá, e, já era madrugada. Já disse que discordo locais, com aglomeração, o decreto estadual, diz máximo de 100 pessoas, deixou critério dos municípios, regulamentar, aqui, não sei se feu algo a respeito. Eu também, sou a favor de que todos os componentes de conselhos e afins, tenham que disponibilizar quando necessário, quebra dos sigilos bancário,telefoníco e fiscal, pois, logo esse Conselho que a saúde do município as ruínas, e, entidade na praça, dando milho aos pombos. Não tenho visto, fazer algo para o povo.
01 de Oct / 2020 às 20h45
*Quanto vale ou é por quilo? A saúde de Juazeiro custou MEIO BILHÃO DE REAIS na gestão do prefeito Bonfim.* Eu iria fazer uma analogia entre o caos do sistema de saúde Juazeirense e uma feira, mas seria uma ofensa as feiras que são tão organizadas. E lá sempre se pergunta o valor das coisas, já na saúde de Juazeiro, não há preocupação com gastos e muito menos com os pacientes. Fazendo uma estimativa de gastos com a saúde municipal, em média, gastou-se 9 MILHÕES DE REAIS MENSAIS. Isso é maravilhoso! Eu APOIO O SUS. O sistema de saúde público é de extrema importância e, talvez, o maior program
01 de Oct / 2020 às 22h18
Esse conselho é subordinado ao prefeito, porque se for é tamanha hipocrisia isso, haja visto que a turma do #elenão e do #fiqueemcasa está nas esquinas e após os seus eventos eleitorais lotando bares próximos.....