NOTA À SOCIEDADE BAIANA E AO MOVIMENTO NEGRO
O Partido dos Trabalhadores – Bahia aproveita o momento para se pronunciar sobre a Nota do Presidente do PT de Curaçá, Júlio Cezar Lopes, sobre o episódio envolvendo a senhora Libânia Maria Dias Torres e sua condução em flagrante por resistência à abordagem policial e injúria racial.
Acreditamos que é inadmissível a lembrança do uso do termo “macaco” empregado pelo cangaço para se referir a policiais e pistoleiros que o perseguiam. O termo sobrevive no linguajar popular do norte baiano e em outros estados do Nordeste, mas registra um período histórico que não se encaixa no contexto utilizado contra um policial negro no exercício do seu trabalho.
O PT Bahia, em nome de todos os seus militantes, reforça o pedido de desculpas à vítima da injúria racista e, também, ao conjunto do movimento negro, que cotidianamente combate o racismo na sociedade brasileira, assim como as mazelas provocadas pela desigualdade social.
É necessário denunciarmos que a estrutura racista da sociedade brasileira ainda provoca incongruências como o baixo percentual de condenações por injúria racial e racismo: quase 70% dos processos são vencidos pelos réus. O racismo desacredita as vítimas desde o momento da denúncia até a tramitação do processo, fazendo com que muitas vítimas desistam de ir a frente com a denúncia. Um dado que a militância do movimento negro expõe há anos e contra o qual precisamos lutar.
Aproveitamos para mais uma vez repudiar a injúria racial e a violência física denunciada pelo policial. Reafirmamos o nosso compromisso com o combate ao racismo, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Contamos com que a justiça traga luz ao caso. A luta contra o racismo exige de todos nós compromisso para dar um fim às sequelas do passado colonial no país.
O PT é norteado pelos princípios de justiça e igualdade. A conduta de todos os filiados ao Partido dos Trabalhadores é disciplinada pelo nosso Estatuto. O PT da Bahia designará o caso supracitado às instâncias e aos órgãos partidários responsáveis pela a devida apuração.
Salvador, 24 de setembro de 2020
Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores – Bahia
3 comentários
24 de Sep / 2020 às 16h38
interessante, o racismo só se enquadra nos da direita;se fosse com os petralhas , aí seria o fim do mundo . vejam se chamar um gay de viado , vapor ou bicha, ou uma lésbica de sapatão, aí é discriminação , é racismo, porque desde de quando eu era criança , esse era o termo que usávamos , aí então queria nos enquadrar na lei de homofóbico, mas como é petralhas , arranjam um jeito pensado que somos idiotas úteis e massas de manobra. já tem uma cartilha decorada.
24 de Sep / 2020 às 19h46
Muito importante a posição do PT Bahia, repudiando todo tipo de discriminação, e apurar os fatos.
24 de Sep / 2020 às 19h48
Muito importante a posição do PT Bahia, repudiando todo tipo de discriminação, e apurar os fatos.