Em e-mail a RedeGN, Romério Oliveira revela campanha em favor da Filarmônica 15 de Março que está sendo desenvolvida nas redes sociais, mais precisamente na plataforma Kickante com objetivo de arrecadar fundos para manter a filarmônica. Confira:
Geraldo José, somos aqui do distrito de Barro Vermelho, Curaçá Bahia, estamos com uma campanha para arrecadarmos recursos para revitalizar/ressuscitar a nossa Filarmônica 15 de Março , a nossa querida Bandinha. A plataforma é a Kickante da Juazeirense Candice Pascoal.
Estamos te convidando a colaborar e publicar no seu renomado blog essa campanha e postar nas suas redes sociais.redecmos,
Romério Oliveira
Có-responsável pela campanha
BANDA FILARMÔNICA 15 DE MARÇO, é um grupo musical/instrumental e cultural que possui repertório bastante eclético com a execução de musicas regionais e de obras tradicionais para bandas filarmônicas. Fundada em 1917, através da Sociedade Filarmônica 15 de março de Barro Vermelho é formada por membros da comunidade de Barro Vermelho, distrito do município de Curaçá, que fica distante 680 Km de capital baiana - Salvador.
Sob direção da Associação Memorial Maestro Filemon Gonçalves Martins/Memorial Maestro Filemon Gonçalves Martins, a banda é composta por populares autodidatas, que valorizam e enaltecem as músicas de bandas filarmônicas. Assim, a BANDA 15 DE MARÇO – com toda sua beleza harmônica, nasceu do desejo de animar os eventos da comunidade, emocionando e despertando alegria, animação e outros bons sentimentos neste sofrido povo sertanejo.
Atualmente, a banda possui alguns instrumentos sinfônicos e demais instrumentos de percussão. Como no passado, preserva a tradição da participação ativa nos eventos religiosos e cívicos do distrito de Barro Vermelho. É formada por aproximadamente 15(quinze) componentes, regida pelo regente Rodrigo Fernades Ferreira (Neto de Lú), porém, necessita de um maior envolvimento da juventude e da aquisição de mais e novos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, garantindo sua continuidade.
Nesta perspectiva, considerando a Lei Federal de Incentivo a Cultura de incentivo a formação de bandas filarmônicas, o Projeto: BANDA FILARMÔNICA 15 DE MARÇO – PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO DE BARRO VERMELHO, tem a intencionalidade de estimular maior participação de crianças e jovens no grupo, além de assegurar a continuidade da Banda Filarmônica, fomentando o gosto pela música e valorizando a cultura local.
Portanto, o projeto tem grande relevância cultural e social ao contribuir com o fortalecimento da cultura local e ao atrair crianças e jovens para o mundo da arte musical, afastando-os da marginalidade e da violência, construindo uma sociedade de paz.
Da redação
0 comentários