Empresários do setor de eventos e entretenimento do Vale do São Francisco realizaram ontem sexta-feira (18) uma manifestação, na Concha Acústica, da praça Dom Malan, no Centro de Petrolina. Cerca de 200 pessoas participaram do movimento, que foi organizado nas redes sociais, e que recebeu o nome de #tudoéevento. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades para que as categorias possam retomar as atividades.
Desde o início da pandemia, em março, as festas estão suspensas e não há previsão para o retorno. Por isso, o comitê organizador do movimento elaborou um plano de retomada gradual das atividades, que foi entregue aos prefeitos de Petrolina e de Juazeiro, na Bahia. O plano foi elaborado por empresários e advogados, com base em cronogramas apresentados em outros estados e está dividido em três fases.
O cantor Josemar Guedes que atua em Juazeiro e Petrolina e região em contato com a redeGN disse que está sem trabalhar e "recebendo ajuda dos amigos e que no próximo dia 26 fará uma live com amigos para poder garantir um ganho em dinheiro".
O especialista em fotografias de casamentos e aniversários, Aldo Bernardis, está há seis meses sem trabalhar. Junto com ele, uma equipe de cinco pessoas.
"Todos os profissionais do setor de eventos têm passado dificuldades, no sentido que não há nenhum tipo de mobilização da gestão pública, nem de Petrolina e nem de Juazeiro, para que se tenha uma retomada dos eventos na cidade. Nós organizamos esse evento para mostrar que nós precisamos de apoio, de ajuda. É duro você vendo colegas de trabalho tendo que vender seus equipamentos de trabalho para se sustentar", destacou.
O novo Secretário de Cultura de Juazeiro, o cantor e produtor cultural Alan Cleber chega ao governo para desenvolver políticas públicas para os segmentos representados pela arte e já tem como um desafio colocar em pratica o plano de implantação da Lei Aldir Blanc, responsável por injetar recursos no setor cultural e auxiliar artistas nesse momento de crise, provocada pela pandemia.
O governador Rui Costa (PT) decidiu essa semana renovar a validade do decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 100 de pessoas. Em vigor desde o início da pandemia de Covid-19, em março, a medida será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, com validade de mais 15 dias.
O decreto veda todas as atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, museus, teatros, dentre outros.
Redação redeGN com informações e foto G1 Petrolina
0 comentários