O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar uma proposta aprovada no Congresso que perdoava dívidas tributárias de igrejas, e as isentava de pagamento de contribuições previdenciárias. A decisão deve ser publicada na edição desta segunda-feira (14) do "Diário Oficial da União".
O texto foi aprovado pelo Congresso mas, com o veto, o trecho não entrará em vigor. A emenda previa que as igrejas ficariam isentas do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); seriam anistiadas das multas recebidas por não pagar a CSLL e seriam anistiadas das autuações por não pagar a contribuição previdenciária.
Esse perdão tinha sido incluído em um projeto de lei sobre outro tema, não relacionado a igrejas e templos. O trecho foi sugerido pelo deputado David Soares (DEM-SP), filho do religioso RR Soares, sobre a justificativa de que o pagamento de tributos penaliza os templos.
Nesta semana, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão ligado ao Ministério da Economia, recomendou ao governo, em parecer, o veto ao pedão de dívidas tributárias das igrejas. Segundo o órgão, só em relação à Previdência Social, as igrejas que seriam beneficiadas acumulam R$ 868 milhões em débitos.
"Não parece ser possível ao legislador, diante do princípio da isonomia e da capacidade contributiva, que desonere ou renuncie à receitas públicas sem estar albergado em valores de envergadura constitucional, que parecem não se mostrarem presentes no caso", afirmou o órgão no parecer.
Atualmente, a lei prevê que somente a prebenda (remuneração paga ao líder religioso, como o pastor), seja isenta da contribuição. Na prática, as igrejas empregam pessoas em muitas outras funções e, nesses casos, as contribuições devem ser recolhidas. Os defensores da anistia e da isenção da CSLL argumentam que igrejas são livres do pagamento de impostos no Brasil.
No entanto, para o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita (Sindifisco Nacional), Kléber Cabral, a contribuição sobre o lucro incide sobre atividades que as igrejas executam e que não fazem.
Com informações do G1
5 comentários
13 de Sep / 2020 às 23h26
BOSOUNARO e toda espécies que saíram do limbo dos infernos famintos e raivosos
13 de Sep / 2020 às 23h28
BOLSONARO PORQUE QUEIROZ DEPOSITOU 89.000.00 NA CONTA DE MILCHEQUE BOLSONARO???????
13 de Sep / 2020 às 23h34
BOLSONARO PIORANDO TUDO. MUITA MORTE. MUITA DOENÇAS. MUITA FOME. MUITA RACHADINHAS
14 de Sep / 2020 às 05h40
FILHOS DE BOSONARO MILIONARIOS SEM NUNCA TRABALHOU COMPRA 79 APARTAMENTOS . ARROZ CARISSIMO. GAS CARISSIMO. CARNE CARISSIMO
14 de Sep / 2020 às 08h56
Ana, Madalena, Célia e Tadeu...que são um só vai ter dá um infarto! kkkkkkkkkkkk