A barragem de Sobradinho que já esteve no primeiro semestre do ano com 95% da capacidade do volume útil começa o mês de setembro com a defluência (vazão de água que sai) de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s). De acordo com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a decisão foi tomada com o objetivo de aumentar o armazenamento da Barragem de Itaparica (PE) até 90% de sua capacidade.
"Essa vazão deverá permanecer assim até uma nova reavaliação por parte da Chesf", diz a nota da Chesf.
O reservatório de Sobradinho (BA) está atualmente com volume útil na média de 74% e, embora atualmente a Bacia Hidrográfica do São Francisco esteja em seu período seco, a expectativa é de que a partir de novembro as chuvas recomecem e o lago continue na situação confortável para o uso múltiplo das águas.
No mês passado o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista, avaliou que s chuvas, durante o último período úmido, foram muito favoráveis e a Operação da Chesf, com o apoio de todos os órgãos envolvidos na questão hídrica, foi fundamental para manter as condições do Reservatório para o uso da sociedade. 'A geração de energia foi atendida por outros meios no período da seca”, declarou.
Ele acrescentou que é muito comum a população perguntar à Chesf “por que não segurar toda a água em Sobradinho?”. O diretor esclareceu que estamos agora no período sem chuvas, o rio tem que seguir seu percurso e, ao mesmo tempo, a Companhia faz uma Operação no sentido de esperar as chuvas que virão, pois o Reservatório tanto guarda água no período da seca, como tem que ter capacidade para evitar grandes inundações no período das chuvas.
“Temos que prever o que chamamos de volume de espera. Deixar o reservatório num nível que espere novas chuvas”, explicou.
0 comentários