"Alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF – através desta nota, vêm manifestar repúdio em relação à retomada de aulas de forma remota com quase totalidade da grade composta por apenas disciplinas optativas. Em um universo de 60 disciplinas obrigatórias, apenas 12 foram ofertadas sendo que cada aluno só poderá cursar no máximo 3 disciplinas, dependendo do seu período, e grande parte terá a possibilidade de cursar apenas 1 disciplina ou nenhuma em todo o Período Letivo Suplementar (de 15 de Setembro a 23 de Dezembro de 2020).
A retomada das aulas nestas condições de escassez de disciplinas é de ultraje humilhação a nós, discentes do referido curso de Farmácia, além de expor o total desrespeito para com nós alunos que estamos dispostos a ter aulas remotas em um curso que seria integralmente presencial. É de conhecimento do colegiado que a maioria dos alunos não precisa mais cursar disciplinas optativas, e grande parte destes alunos dependem apenas das disciplinas obrigatórias para concluir sua grade de disciplinas e se formar, o que, a partir da grade divulgada, não será possível, pois pouquíssimas disciplinas obrigatórias foram ofertadas.
Além de a UNIVASF já acumular até o momento um período sem aulas de absurdos 6 meses, a realização do Período Letivo Suplementar (2020.3) de NADA adiantará para grande parte dos alunos do curso de Farmácia caso sejam ofertadas apenas as disciplinas propostas pelo colegiado do referido curso.
Essa situação acarretará em danos significativos e irreparáveis, os quais em NENHUM momento foram efetivamente considerados pelo colegiado do curso, mesmo mediante diversas tentativas partidas de alunos para discutir a situação, chegando até mesmo ao ponto de humilhação considerando que nunca foram dados ouvidos, tais como:
(I) Danos psicológicos em decorrência das incertezas geradas pela situação e pela quebra de expectativas quanto ao tempo de formação;
(II) Danos financeiros, uma vez que muitos alunos são de outras cidades, moram de aluguel exclusivamente para cursar a faculdade e terão que passar mais tempo nessa situação sem previsões de conclusão do curso, sendo que muitos não têm segurança financeira para se manter nesta situação de falta de perspectivas;
(III) Danos à sociedade, pois em todos os semestres dezenas de alunos do curso estagiam gratuitamente em instituições da comunidade local (como Hospitais e Farmácias comunitárias), em decorrência do atraso na formação dos alunos gerado pela falta de oferta de disciplinas, vários locais ficarão sem o apoio desses alunos estagiários.
Cabe ainda, ressaltar que, conforme o CAPÍTULO II e artigo 2º da RESOLUÇÃO Nº 14/2020 da UNIVASF, a participação nas atividades de ensino de forma remota no Período Letivo Suplementar é obrigatória para docentes efetivos e substitutos. Além disso, conforme o mesmo capítulo, artigo 4º, parágrafo 8º, incisos I e II, é dada a possibilidade de fragmentação das disciplinas teórico práticas, para a oferta apenas de conteúdos teóricos (isto permitiria que os professores ministrassem suas disciplinas obrigatórias em vez de apenas optativas) e as disciplinas com carga horária obrigatória parcialmente práticas, poderiam ocorrer no ambiente virtual, adaptando-se a forma de avaliação, quando necessário.
A oferta de disciplinas optativas em demasia, sendo as únicas oferecidas por quase todos os docentes do colegiado e ausência de disciplinas obrigatórias, soa com estranheza, dada a obrigatoriedade dos docentes ministrarem disciplinas no período suplementar. Tais docentes, no papel de servidores públicos e detentores de elevada capacitação deveriam se utilizar do bom senso e direcionar as suas contribuições e esforços para atender as necessidades reais de formação do alunos do curso, ministrando disciplinas com demanda real, em vez de realizar algo que é sabido que efetivamente não atenderá as necessidades do momento atual em que vivemos.
É nítida a falta de necessidade de haver 9 disciplinas optativas totalizando em torno de 360 vagas, quando em períodos normais o curso necessita de apenas 3 disciplinas optativas e 120 vagas e neste período serão necessárias ainda menos vagas, dado que a participação dos alunos será facultativa e alguns não irão se matricular. O correto, na nossa concepção, seria que houvesse apenas 3 disciplinas optativas como nos períodos normais e o restante dos professores cumprissem suas obrigações ministrando as disciplinas necessárias e obrigatórias do perfil curricular do curso, com real demanda.
Acrescentasse ainda, o fato de cursos de graduação de outras instituições estarem em andamento de forma remota e ofertando disciplinas equivalentes às obrigatórias da matriz curricular do nosso curso. Dentre várias, a exemplo, podemos citar: UFPE, UFPB, IF's e Instituições privadas da região, como UNINASSAU e ESTÁCIO DE SÁ.
Dessa forma, considerando todos os pontos elencados, os presentes alunos esperam que o colegiado do curso de Farmácia da UNIVASF modifique a grade de ofertas de disciplinas no Período Letivo Suplementar, fazendo a inclusão de disciplinas obrigatórias da matriz curricular do curso de forma satisfatória as necessidades dos discentes, evitando assim o acúmulo de mais prejuízos para os discentes. CASO CONTRÁRIO, serão realizadas denúncias a órgãos superiores, tais como Ministério Público Federal e Ministério da Educação, além de demais providências cabíveis na esfera judicial.
Obs.: Essa nota não tem a intenção representar a opinião de todos os discentes do curso e sim apenas a dos que fizerem a divulgação."
Petrolina/PE, 28 de Agosto de 2020.
22 comentários
28 de Aug / 2020 às 11h27
Concordo com os alunos, deveriam oferecer melhores condições de concluir o curso.
28 de Aug / 2020 às 13h52
Parabéns aos alunos por correrem atrás de seus direitos
28 de Aug / 2020 às 14h08
Boa tarde, discordo totalmente da opinião "desses" que proferiram essas palavras, não estou aqui pra defender ninguém, mas como aluno do sexto período do curso de farmácia na univasf, venho expor minha opinião de que participei de todas as reuniões online necessária ao aprovamento das aulas online, e ficou bem claro em todos os debates que como essa é uma situação nova e excepcional na universidade, ficou acertado de que iniciariam esse semestre dessa forma para não prejudicar ainda mais os alunos e no decorrer do tempo seria aperfeiçoado o calendário em semestres futuros.
28 de Aug / 2020 às 17h49
Tem muitos professores que estão aproveitando a situação para não trbvalhar. Inventaram um tal de Noesis - uma comissão com mais de cem pessoas só para discutirem o óbvio.
28 de Aug / 2020 às 20h15
Luan arruda, vc vive no mundo da lua, é ingenuo ou maú caráter msm?
28 de Aug / 2020 às 20h25
Descaso total com os estudantes! Não há palavras para descrever a indignação gerada pela ineficiência desse colegiado ! Muitos estudantes estão passando por transtornos mentais, problemas financeiros e muitos outros! Ver outras universidades tomando rumos diferentes, defendendo a causa dos estudantes é algo que nos faz pensar sobre o porquê de na univasf, especificamente no nosso curso, existir tamanha desconsideração pela formação dos estudantes. A pandemia nos trouxe uma situação atípica que requer soluções atípicas e não burocratização do ensino! Lamentável
28 de Aug / 2020 às 20h37
“Esses” alunos que proferiram tais palavras, estão expondo o que muitos alunos estão a enfrentar com a retomada das aulas remotas da forma como foi proposta. Boa parte “desses” alunos também esteve presente em tais reuniões e estavam à espera de uma proposta que suprisse a maioria das demandas. De 60 disciplinas obrigatórias, 12 foram ofertadas. Repito, 12. Não se trata de um movimento contra a retomada de aulas.
28 de Aug / 2020 às 20h37
<..> - [x] Refere-se a um pedido, quase que uma súplica, para que a instituição de ensino reveja sua grade e de fato atenda as demandas dos alunos que já estão comprometidos psicologicamente com as incertezas do futuro acadêmico de quando conseguirão de fato de formar e trabalhar junto à comunidade, e proporcionar um maior bem estar a população.
28 de Aug / 2020 às 21h10
Acho que o primeiro passo pra gente ser profissionais bons, é olhar e saber analisar a situação em geral. TODO MUNDO tá passando por isso e ninguém tá gostando. E duvido que os professores estejam também. Esses alunos, que não são todos os alunos de farmácia, estão se preocupando em se formar e pronto. Meter disciplina guela a baixo e tchau. Agora me diga, vai adiantar de que?? Não adianta me dizer que tem disciplinas que tá pra ter práticas on-line que não rola. Se fosse assim, a gente vai pra laboratório fazer o que? Ser besta? Quer todas as disciplinas EAD? Larga a univasf.
28 de Aug / 2020 às 21h21
!! Como se as aulas em laboratório (na maioria das vezes) fossem mil maravilhas! Esquece que a gente passa, em algumas disciplinas, todas as aulas só lendo artigo, respondendo bingo ou assistindo comentário. Então, sim! Na maioria das vezes vamos ao laboratório ser bestas!
28 de Aug / 2020 às 21h24
Desculpa, mas um movimento que representa uma sala, em nome de estudantes que nem foram consultados! O CAF ta ai pra representar todos nós, acredito que seria o caminho mais lógico a se seguir! Segundo, nas reuniões que estive presente essa situação sempre esteve clara, nunca tivemos esperanças de disciplinas obrigatórias com carga horária pratica sendo ofertadas principalmente diante da situação do nosso curso ...
28 de Aug / 2020 às 21h26
É um momento atípico, todos estamos triste, mas é muita loucura achar que todos os professores do colegiado fizeram isso pq não estão ligando pra os alunos, muita falta de noção reclamar a uma altura dessa que as aulas práticas não são realizadas de fato como deveriam, pq então ninguém falava desse prejuízo a formação antes?Ano passado quando se falava em Farmácia EAD todas essas mesmas pessoas que falam em adequação aos novos tempos entendiam os prejuízos dessa adequação teórico prática, mas agora que querem se formar em cima de pau e pedra tudo bem esses prejuízo? ...
28 de Aug / 2020 às 21h27
PROPOSTAS, SOLUÇÕES E FALAR QUANDO TIVERAM A OPORTUNIDADE, É ISSO QUE FALTOU! Desculpa, mas como aluna do curso, repudio essa nota!
28 de Aug / 2020 às 21h31
Resposta aí !! Acho que você não estuda ou dar aula na mesma universidade que eu... Pois sim, vamos para aulas práticas "se besta" como você mesmo disse, já que nem todo mundo realiza essas aulas. Qual a diferença de olhar pelo EAD e olhar presencialmente? Nunca tem reagente pra todo mundo! Um ou dois alunos realizam os experimentos práticos e os outro só observam. Mas como consciência não é uma coisa que se coloca em uma pessoas, vamos ter ao menos empatia... Fica a dica!
28 de Aug / 2020 às 21h34
Será quem tem professor comentando e fingindo que é aluno por aqui? Nem sabe disfarçar meus queriduu, faz é graça
28 de Aug / 2020 às 22h42
Eu já tive aula prática só na sala de aula com o professor lendo slide, já tive aula prática só debatendo artigo, já tive aula prática com 8 alunos por bancada( um ou dois faziam e o resto olhava), já tive aula prática de 10 minutos, já tive aula prática com reagentes vencidos onde a gente tinha que "imaginar" que a reação deu certo. Então querido(a) !! já meteram muita aula prática bosta guela a baixo da gente(a seco) e se nós dependessemos só dessas aulas práticas para sermos bons profissionais nós estariamos fu...E Como as faculdades EAD funcionam se não dar pra ter aula prática online!!?
29 de Aug / 2020 às 09h39
Meus colegas estão cobertos de razão em apoiar a retomada de aulas de forma justa. Os professores recebem é para trabalhar mesmom. Aos que ainda apoiam esse absurdo de não ter aulas: a matrícula é facultativa, então quem acha que não tem capacidade de aprender EaD é só não se matricular e fica aí de boca aberta até o coronavirus sumir... Deve ter quem sustentente a vida toda sem se formar e sem trabalhar... Vira adulto e veja que a vida exige responsabilidades e a vida não é infinita para nós perdermos 1 ano sem aula não. Deixa de apoiar sacanagem dessa Univasf em não dar aulas direito
29 de Aug / 2020 às 10h05
Luan Arruda e L, professores... Usando nomes falsos para expressar opiniões distorcidas como alunos... Que papelão. Escrevam assim: “Sou professor, recebo salário de mais de 10 mil reais por mês durante a pandemia, não estou nem aí para a opinião dos estudantes pois sou concursado e estou envolvido em projetos importantes de não trabalhar”. Falta de respeito é não ofertar as disciplinas obrigatórias que vocês já ofertam todos os semestres, não se importam que cidadãos passem mais 6 meses presos sem poder formar? “L” o encaminhamento é claro! “Ofertar as disciplinas obrigatórias! Cuidem.
29 de Aug / 2020 às 11h18
A todos que estão dizendo aqui que os alunos que escreveram esta nota estão reclamando sem razão, a todos que estão falando aqui como se os professores estivessem nos fazendo um FAVOR em ter ofertado as disciplinas que ofertaram, a todos que estão dizendo que estamos querendo nos formar a qualquer custo e não seremos bons profissionais, o meu próximo comentário é pra vocês, sejam vocês alunos ou professores disfarçados. Infelizmente não cabe em um só comentário, mas enfim.
29 de Aug / 2020 às 11h19
Se vocês chegaram a ler a nota de repúdio até o final, com certeza viram a seguinte frase "Obs.: Essa nota não tem a intenção representar a opinião de todos os discentes do curso e sim apenas a dos que fizerem a divulgação." Antes de virem aqui dizer que é APENAS uma turma, ou apenas alguns alunos que estão insatisfeitos, saibam que as pessoas que escreveram essa nota, apenas tiveram a coragem de expressar o sentimento que inúmeros discentes não tiveram coragem ou não tiveram voz para expor.
29 de Aug / 2020 às 11h20
APOIA QUEM CONCORDA. Quem discorda, pode esperar abrir o período de matrículas e se matricular nas suas disciplinas optativas que vão super adiantar a formação de vocês, ok? Eu, enquanto estudante do 8° período, desblocada SIM, como a maioria dos estudantes de Farmácia, não vejo sentido algum em cursar disciplinas optativas que não vão acrescentar absolutamente nada em meu perfil curricular, visto que já paguei todas as optativas, eletivas, inclusive tenho meu barema triplicado [...]
29 de Aug / 2020 às 11h21
[...] E agora faltam apenas disciplinas obrigatórias para que eu possa finalmente estagiar e prestar meus serviços à comunidade. Disciplinas essas, que das poucas obrigatórias que foram ofertadas, EU só poderia pagar uma, o que não me adiantaria nada na minha graduação muito menos me atrasaria. Portanto, aos que estão satisfeitos com a situação atual e discordam do posicionamento dessa nota, fico feliz que um ano de "férias" pra vocês seja bom, mas saibam que o meu sonho (e de MUITOS OUTROS ALUNOS) de formar está cada vez mais longe.