O ex-deputado federal Osvaldo Coelho completaria 89 anos nesta segunda-feira (24) se estivesse vivo. Durante toda a vida, o ex-parlamentar, conhecido como "Braço Forte do Sertão" realizou grandes feitos na região do Vale do São Francisco, o que ajudou no desenvolvimento da área do Sertão de Pernambuco. A data está guardada na memória e na história de muitos sertanejos.
Nascido em 24 de agosto de 1931, Osvaldo de Souza Coelho, formou-se em Direto. Mas, o desejo pela transformação do Sertão pernambucano falava mais alto. É do ex-deputado o projeto de implementação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), para a qual já tinha destinado à área de construção.
Através do trabalho de Osvaldo, o setor agrícola foi modernizado e tantos sertanejos e sertanejas desenvolveram suas vidas na região. Conhecido também como o ‘Deputado da Irrigação’, ele se destacou como um político visionário, promovendo desenvolvimento sustentável e educação no Sertão.
Osvaldo Coelho faleceu em 2015. Em 2019, a Câmara Federal homenageou o ex-parlamentar com um livro sobre seu legado político em 391 páginas.
Coincidentemente, o parceiro de luta de Osvaldo, o político Geraldo Coelho, faleceu há dois anos no mesmo dia em que o irmão faria aniversário. O ‘Trator do Sertão’, como Geraldo ficou conhecido na região, também trabalhou para desenvolver o Semiárido nordestino.
O dia 24 de agosto tornou-se, portanto, uma data duplamente especial de lembranças e agradecimento aos políticos que fizeram história no Sertão pernambucano.
G1 Petrolina
0 comentários