O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estima que quase 110 mil mesários, entre convocados e voluntários, atuem nas Eleições Municipais 2020.
Neste ano, 5.228 voluntários se inscreveram para a função, o que pode ser feito pelo site do TRE-BA e pelo aplicativo e-Título. Este número pode sofrer redução após o trabalho de agregação das seções, que será concluído pelas zonas eleitorais no dia 8 de outubro.
Em Juazeiro, a reportagem da redeGN, obteve a informação que o processo de convocação de mesários encontra-se em andamento. Porém o sistema está apresentando instabilidade, o que pode impedir o andamento normal do trabalho. A convocação será por meio eletrônico, através de email e ou watSapp. O chefe do cartório eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, alerta que foi feita uma readequação no calendário e mexeu em relação à convocação dos mesários. "Todas as datas foram modificadas e é muito importante que nós prestemos atenção para não descumprir qualquer um dos prazos legais”, ressaltou Marivaldo.
A Bahia tem quase 11 milhões eleitores aptos para votar nas eleições municipais de 2020. Em Juazeiro estão aptos a votar 146.909 eleitores. Os mesários vão atuar na mesa receptora de votos para garantir o sigilo e a liberdade de escolha dos eleitores.
A Justiça Eleitoral em Pernambuco também vai utilizar os aplicativos de mensagem WhatsApp e Telegram para convocar os mesários que trabalharão nas eleições de novembro. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, sobretudo considerando a pandemia da covid-19. A convocação também se dará via e-mail e através dos meios de comunicação oficial. Todo o processo poderá ser acompanhado no site do TRE.
De acordo com o TRE-BA, os cartórios vão utilizar conta de e-mail institucional específica, seguindo o formato [email protected], substituindo-se o 000 pelo nº da Zona Eleitoral, para convocar os cidadãos para serem mesários. O e-mail vai informar a função a ser desempenhada nas eleições e também trará instruções para o treinamento. Ao receber a convocação, o mesário deve responder a mensagem confirmando a participação.
Já a convocação por aplicativo de mensagem instantânea será feita pelo WhatsApp Business, configurado na linha de telefone fixa do cartório eleitoral. O eleitor poderá confirmar o número de telefone utilizado para essa finalidade na página do TRE-BA. Além disso, ainda para essa modalidade, o eleitor deve responder a mensagem recebida, confirmando a convocação.
Caso não haja resposta do mesário, tanto na convocação por e-mail como pelo aplicativo de mensagem, o cartório eleitoral não vai considerar o mesário convocado e usará de outros meios para confirmação do recebimento da carta. A autenticidade poderá ser confirmada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo e-Título, por meio de código informado na carta.
Todas as medidas de prevenção à Covid-19 estão sendo tomadas para garantir eleições seguras. A Justiça Eleitoral irá providenciar equipamentos de segurança, como máscaras de pano e no modelo face shield (máscara que cobre o rosto todo com um pedaço de acrílico), álcool em gel, desinfetante para as seções eleitorais, além de logística própria, com horário de votação exclusivo para pessoas do grupo de risco.
Redação redeGN
0 comentários