Nos últimos dias, um problema antigo que envolve a classe estudantil de Petrolina veio à tona. Estudantes do sertão de Pernambuco, Bahia e Piauí clamam para que a Universidade Federal do Vale do São Francisco adote uma política de bonificação.
“Eu sou um dos primeiros funcionários da Univasf, e muitas vezes fui ao Tribunal de Contas da União para regularizar esse terreno, onde hoje funciona um dos Campi da Univasf, que foi cedido à época por Fernando Bezerra Coelho, quando foi prefeito de Petrolina.
O desejo de doutor Osvaldo Coelho, quando sonhou essa universidade, foi que tivesse bônus para os estudantes aqui do Sertão”, relata Jackson Rosendo, professor licenciado da Univasf e pré-candidato a vereador de Petrolina pelo Coletivo Rosendos, juntamente com Thiago Rosendo.
Algumas universidades do Nordeste, como a UFRN (Campus Caicó) e UFPE (Campus Caruaru) já adotaram políticas de bonificação em cima da nota do Enem, medida que concede uma porcentagem aos estudantes que concluíram o ensino médio na cidade em que estiver localizada a universidade pública, que desejam ingressar. Isso para que tenham mais acesso a vagas na própria cidade, sem precisar concorrer com estudantes de outras cidades ou ter que sair de seus municípios para cursar o nível superior em outras regiões.
Quem decide se a Univasf adotará o bônus regional é o Conselho Universitário (Conuni), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o Coletivo Rosendos manifesta apoio para que essa política de bonificação seja uma realidade aos estudantes da nossa cidade.
“Por muitas vezes, os pais mandam os filhos para fora, para passar cinco, seis anos e perdem esse convívio com seus filhos, e às vezes passam por muitas dificuldades financeiras. Então, estou como professor licenciado da universidade e pré-candidato a vereador e peço a sensibilidade dos Conselheiros do Conselho Universitário (Conuni), da Univasf, para mudar essa história. Só depende de vocês. A luta dos estudantes do sertão de Pernambuco também é nossa”, ressalta Jackson Rosendo.
2 comentários
05 de Aug / 2020 às 14h30
A Juazeiro e Petrolina, aos filhos dos pobres deste sertão: Quem defende cota e bônus para moradores da região está defendendo é o direito dos filhinhos de papai serem médicos sem esforço. Essa é a verdade. O resto é conversa. Porque voce que lê, critica e apoia essa proposta indecente, nunca viu nenhum destes defensores aí falar em melhoria para a escola pública? Porque voce não viu nenhum destes pais, vereadores, professores e "fundadores" da UNIVASF falar em defender as cotas para os negros e minorias, ao contrário: Criticam e condenam. Agora vem pedir cota para morador do sertão...
01 de Feb / 2021 às 13h56
Não conceder o bônus regional ao sertanejo é um grave erro, uma vez que a população do Vale do São Francisco não goza da mesma qualidade no ensino que outras regiões, Além disso é muito difícil para alunos da nossa região concorrenrem mesmo em outras universidades, já que a maior parte já aderiu ao bônus e fica impossível para os pais de família com baixa renda manterem seus filhos em outros estados. A FALTA DE BÔNUS REGIONAL MAJORA AINDA MAIS AS DESIGUALDADES. TEMOS ESTUDANTES COMPROMISSADOS E QUE QUEREM SE FORMAR PARA SERVIR NA REGIÃO -----BÔNUS REGIONAL JÁ-----